Falta um mês para o verão começar, e os alertas sobre o verão quente de 2019 já começam a soar. Uma previsão divulgada pelo site especialista em meteorologia AccuWeather deixa vários alertas aos cidadãos e autoridades sobre as “ondas de calor perigosas” na Península Ibérica.
“A maior história do verão deve ser a longa duração das ondas de calor que vão afetar áreas de Portugal e Espanha até à Polónia e Hungria”, segundo a previsão feita pelo meteorologista Eric Leister, apontando que o calor vai começar a sério já em junho.
“O calor vai ser mais persistente do que durante o último verão, quando temperaturas recorde foram registadas em partes de Portugal (…) mas geralmente duraram apenas uma semana de cada vez”, de acordo com a previsão.
“Mesmo quando as ondas de calor mais intensas dissiparem, [a redução da temperatura] vai ser breve e as temperaturas vão permanecer perto ou acima do normal antes de regressarem a níveis perigosos novamente”, alerta.
Os locais mais quentes em Portugal, e também em Espanha, vão registar várias ondas de calor durante vários dias com temperaturas de ou acima dos 43 graus centígrados.
As noites muito quentes também vão ser uma “preocupação durante as ondas de calor, pelas condições perigosas em casas sem ar condicionado que vão ser incapazes de arrefecer antes do calor começar no dia seguinte”.
Em relação aos incêndios, o AccuWeather também alerta que os “fogos florestais vão ameaçar Portugal, Espanha e os Alpes. A Península Ibérica vai estar em risco devido ao calor registado em junho combinado com pouca ou nenhuma chuva”, segundo o site de metereologia.
O site destaca o norte de Portugal Continental como um dos locais de maior risco. “As áreas de maior risco vão ser entre o norte de Portugal e o norte de Espanha e entre os Alpes e a Alemanha e a República Checa”.
O AccuWeather deixa cinco conselhos para os dias muito quentes de verão:
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com