[weglot_switcher]

Vereador bloquista Manuel Grilo promete “par de murros nessas fuças” ao ser atacado no Facebook

Eleito pelo Bloco de Esquerda reagiu a um comentário na rede social em que se perguntava “o preço atual para comprar um vereador”. Em causa está a abstenção que permitiu à maioria socialista aprovar um projeto imobiliário num quarteirão entre o Rossio e a Praça da Figueira.
  • Manuel Grilo
24 Novembro 2020, 08h17

O vereador do Bloco de Esquerda na Câmara de Lisboa, Manuel Grilo, prometeu “pagar com um par de murros nessas fuças” ao autor de uma publicação no Facebook que inquiria “qual é o preço atual para comprar um vereador”. Em causa esteve a partilha na rede social de uma notícia da revista “Sábado” sobre um acordo entre o PS e o Bloco de Esquerda para viabilizar um projeto imobiliário na quarteirão da antiga pastelaria Suíça, nas praças do Rossio e da Figueira.

Segundo Luís Moreira, autor da publicação no Facebook e eleito nas listas do Bloco de Esquerda para a assembleia de freguesia do Areeiro, a aprovação do projeto imobiliário com 10 mil metros quadrados, com quatro unidades comerciais e uma unidade de serviços, viabilizada na reunião camarária de 11 de novembro pela abstenção de Manuel Grilo, não teve em conta o compromisso de 25% do espaço ser dedicado a habitação. Algo que o levou a dar “os parabéns ao BE e ao vereador” e a perguntar o “preço” desse voto.

Manuel Grilo respondeu ao comentário, escrevendo que “esses 25% são de renda acessível em projetos de habitação de privados e não de habitação em qualquer projeto”, e acrescentando: “Quanto ao meu preço, estou disponível para to pagar com um par de murros nessas fuças.”

Segundo Luís Moreira, o vereador bloquista terá de seguida apagado aquilo que publicara, mas não antes de ter sido feita uma captura de ecrã que foi partilhada em várias redes sociais ao longo desta segunda-feira. “O Manuel Grilo apagou o seu comentário neste meu post. Mas como além de reles é pouco inteligente, não pensou que eu pudesse ter uma cópia de ecrã”, escreveu o membro da assembleia de freguesia do Areeiro.

Comentário que o vereador Manuel Grilo terá escrito e apagado de seguida

Contactado pelo Jornal Económico, o vereador do Bloco de Esquerda respondeu através do seu gabinete, escusando-se a confirmar se escreveu e apagou o comentário em que prometia “um par de murros” e se ponderava processar o autor do comentário por este ter posto o seu bom nome em causa.

Já no início da noite desta segunda-feira, Manuel Grilo recorreu às redes sociais para confirmar que o incidente sucedeu. “Três erros: responder a insinuações, a quente e a quem não merece resposta. O meu comentário foi impróprio e apaguei-o antes de qualquer reação. Lamento tê-lo escrito”, escreveu na sua conta de Facebook, recebendo o apoio do deputado socialista Porfírio Silva e do autarca socialista José António Borges, presidente da Junta de Freguesia de Alvalade.

O professor do ensino básico Manuel Grilo é vereador da Câmara de Lisboa desde 30 de junho de 2018, tendo substituído Ricardo Robles, cabeça de lista do Bloco de Esquerda nas autárquicas de 2017. Eleito com um discurso muito centrado no perigo da especulação imobiliária na capital, Robles renunciou ao mandato na sequência de uma investigação jornalística do Jornal Económico na qual foi revelado que o bloquista comprara três anos antes um prédio no bairro de Alfama, em conjunto com a irmã, por 347 mil euros num leilão da segurança social, tentando vendê-lo por 5,7 milhões de euros depois de fazer remodelações e afastar os inquilinos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.