[weglot_switcher]

#Vermelho em Belém marca comício de Marisa Matias com críticas a Ventura

O evento ficou marcado pelas críticas de Marisa Matias a André Ventura. Durante o comício, a candidata do Bloco enalteceu ainda o apoio e mobilização dos jovens no voto antecipado.
  • Paula Nunes/BE
19 Janeiro 2021, 12h03

Terminados os debates presidenciais, os candidatos continuam a sua campanha eleitoral. No comício de Marisa Matias na segunda-feira a noite em Lisboa, a eurodeputada do Bloco de Esquerda e candidata a Belém contou com o apoio do músico e dramaturgo brasileiro Chico Buarque. A bloquista aproveitou a ocasião para deixar um recado a Ventura: “As mulheres não são coisas de brincar”.

Vermelho em Belém e André Ventura

Tal como no debate das rádios, Marisa Matias sublinhou a ausência do candidato no último frente a frente. Para a candidata do Bloco,  o presidente do Chega “fez o debate como faz a política: fugiu ao contraditório e às suas responsabilidades”.

Marisa Matias garante que existe “medo deste vermelho que caminha para Belém”. “Esse homem que insulta mulheres até faltou ao debate. Porque aprendeu nestes dias que a solidariedade vence o medo e, sim, estamos a vencê-lo”.

“Para quem ainda não percebeu, que quando um homem insulta uma mulher chamando-lhe ‘coisa de brincar’ por usar batom vermelho tem a resposta que merece. As mulheres não são coisas de brincar. As mulheres são gente a lutar e que já começaram a derrotar quem as quer humilhar”, defendeu a candidata.

Chico Buarque e Pilar del Rio em modo virtual no comício de Marisa Matias

Durante o discurso, no comício virtual. de Marisa Matias, a candidata sublinhou o apoio e mobilização dos jovens na votação antecipada nas eleições presidenciais. “Vi alguns dos jovens que saíram à rua na Greve Climática Estudantil e estavam à espera para votar. Disseram-me que seria em ti, Marisa, porque sabem que és tu quem levará a Belém a luta deles, a urgência da resposta às alterações climáticas”, destacou.

Quanto a quem apoia Marisa Matias, Chico Buarque participou no evento através de um vídeo enviado à candidata. Num vídeo, onde está acompanhado pela namorada e advogada Carol Proner, Chico Boarque afirma que está “Com Marisa, vermelho em Belém”. Na mensagem enviada à bloquista, tanto Chico Buarque como a namorada estão a usar batom vermelho.

Quem também deixou a sua mensagem no evento foi a mulher do prémio nobel da literatura, José Saramago. No discurso de apoio a Marisa, Pilar del Rio relembrou “a história deste voto”, um que “merece um lugar no meu coração, um coração seco de votos até muito tarde”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.