[weglot_switcher]

Viagens de finalistas adiadas. Agências de viagens obrigadas a oferecer alternativas noutra altura

“As agências de viagens são obrigadas a oferecer aos interessados alternativas de deslocação noutra época”, anunciou hoje o ministro da Economia, uma medida feita para tentar mitigar o surto do coronavírus.
  • Harry Murphy / Web Summit
13 Março 2020, 02h40

As viagens de finalistas vão ser adiadas devido ao surto de coronavírus que já contagiou 78 pessoas em Portugal.

A decisão foi tomada em Conselho de Ministros que terminou esta sexta-feira, 13 de março, já depois da meia-noite.

Assim, foi determinado o “adiamento de viagens de finalistas que se devem realizar, na vigência do decreto-lei hoje aprovado”, disse o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, em conferência de imprensa.

“As agências de viagens são obrigadas a oferecer aos interessados alternativas de deslocação noutra época, ou então celebrar acordos no sentido de devolução” no âmbito de outros acordos que “possam ser estabelecidos”, anunciou o governante.

O Governo também anunciou a restrição de funcionamento de discotecas e similares. Questionado sobre quando é que esta medida iria avançar, Siza Vieira apontou que faltam “mais um ou dois dias” para as discotecas encerrarem.

Numa medida que tem impacto direto numa atividade turística, o Executivo determinou a “proibição do desembarque de passageiros de navios de cruzeiro, exceto dos residentes em Portugal”.

Já os “centros comerciais e supermercados vão estabelecer limitações de frequência para assegurar possibilidade de manter distância de segurança”, segundo o comunicado.

O ministro da Economia diz que é “preciso evitar aglomerações” nos espaços comerciais, que náo podem atingir números superiores ao “adequado à saúde pública”.

Siza Vieira apontou que vai ser preciso definir um “rácio da área de um estabelecimento face ao número de pessoas que a poderá frequentar a cada momento, variam conforme o espaço”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.