Pablo Iglesias é a mais recente vítima de ‘Google Bombing’, numa campanha politica que pretende difamar, neste caso, o vice-presidente de Espanha, conta o jornal espanhol “El Mundo” esta terça-feira, 25 de agosto.
Esta técnica de difamação tem como objetivo associar determinadas páginas da internet a termos de pesquisa negativos para que, ao pesquisar por essas palavras com conotação negativa, o Google mostre imagens ou páginas da pessoa ou instituição que foi vítima desta campanha.
Neste caso, a expressão associada para uma pesquisa a Pablo Iglesias é a de “rata chepuda” (rato corcunda), onde o Google mostra uma série de fotos reais e montagens em que o vice-presidente não aparece muito favorecido e nas quais é caracterizado como um roedor desagradável.
Esta campanha tem sido feita através das redes sociais como o Instagram ou Twitter e por aplicações como o WhatsApp e nos sites do Forocoches e Burbuja.info. “Esta é uma derivação da prática conhecida como ‘Google Bombing'”, explica o consultor da Seo, Víctor Martín-Pozuelo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com