A empresa líder em smash burgers em Epanha, Vicio, dá o seu primeiro passo internacional com a inauguração de uma unidade dedicada exclusivamente aos serviços de delivery e take-away em Lisboa.
Para impulsionar o crescimento no setor do retalho e no seu modelo híbrido de restauração, a espanhola Vicio planeia investir 12,5 milhões de euros em 2025, com a previsão de atingir uma faturação de 72 milhões até ao final do ano.
Até 2030, a empresa pretende que o volume de negócios seja dividido de forma equilibrada, com 50% provenientes da entrega e 50% do retalho, consolidando o seu modelo de negócio diversificado e sustentável.
A unidade delivery e take-away Vicio, emprega em Portugal uma equipa de 25 profissionais e é o reflexo da estratégia de crescimento da empresa espanhola e da sua capacidade de resposta à crescente procura da comunidade internacional pela marca.
“A cadeia espanhola está estrategicamente localizada numa das zonas mais dinâmicas da capital portuguesa (Centro Cultural 39, Lisboa) para assegurar a máxima eficiência na entrega e um acesso rápido para o público local, refere a empresa.
Com esta inauguração, a Vicio reforça o seu plano de expansão internacional, “consolidando-se como uma das marcas mais inovadoras e de maior crescimento no setor de fast food em Espanha”.
Em 2024, a empresa alcançou um volume de negócios de 55 milhões de euros, um crescimento de 30% em relação ao ano anterior. A marca terminou o ano com um total de 30 unidades, seis dos quais são restaurantes físicos.
Com esta rede de retalho híbrida, a empresa terá vendido mais de 2,4 milhões de hambúrgueres só no ano de 2024, chegando à marca de 8 milhões de hambúrgueres que vendeu nos seus quatro anos de história.
“Tudo isto foi possível graças ao trabalho e ao esforço de uma equipa de 800 funcionários que trabalham com base nos três pilares fundamentais da empresa: Produto, Marca e Tecnologia”, refere a empresa espanhola em comunicado.
Aleix Puig, co-fundador e presidente da Vicio, diz que “Portugal é o nosso vizinho mais próximo e a cultura portuguesa é muito semelhante à nossa, pelo que faz todo o sentido que o nosso primeiro passo internacional seja em Lisboa”.
“Estamos convencidos de que a Vicio se enquadra perfeitamente no gosto dos lisboetas e que, tal como aconteceu em todas as cidades onde abrimos, os nossos produtos serão recebidos de braços abertos. Viemos para Lisboa para ‘darle lo suyo’ aos portugueses e nada nos deixaria mais entusiasmados do que esta abertura ser o sucesso que desejamos e que Lisboa se torne o primeiro passo de uma expansão internacional muito mais alargada” afirmou.
Em 2025, a empresa pretende reforçar a sua presença nas cidades onde já se encontra. A Vicio continuará a expandir o negócio em Madrid e Barcelona, com novos restaurantes, começando com duas aberturas em janeiro, em Barcelona, e no centro comercial Glòries, que é o primeiro restaurante da empresa em grandes zonas comerciais. Desta forma a marca vai gerar mais de 50 postos de trabalho, tanto na cozinha como em sala.
Além disso, a cadeia espanhola pretende abrir, no mínimo, 12 espaços em novas localizações como Múrcia, Bilbau e San Sebastian, entre outras, e, ainda, explorar mais mercados internacionais.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com