[weglot_switcher]

Vieira Monteiro em risco de não passar no BCE

António Vieira Monteiro foi administrador da CGD em 2000, altura das perdas com a ‘Operação Caravela’.
14 Dezembro 2018, 08h08

A eleição de António Vieira Monteiro, para presidente do Conselho de Administração do Banco Santander Totta poderá estar em risco ao abrigo do processo fit & proper (adequação e avaliação) do Banco Central Europeu (BCE).

Isto porque, tal como revelou Luís Marques Mendes, na SIC, a auditoria forense feita pela EY à gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD), prometida pelo Governo em 2016 e mandada realizar em 2017, está concluída e foi entregue ao Banco de Portugal e ao BCE. “O que significa, entre outras coisas, que os administradores que passaram pela Caixa no período das operações ruinosas não vão conseguir no futuro a aprovação do BCE para voltarem aos conselhos de administração de bancos”, disse Marques Mendes.

O comentador político chamou a atenção para gestores cuja idoneidade tenha de ser avaliada ou reavaliada pelo BCE no futuro. António Vieira Monteiro é um desses administradores que poderá ver o seu processo de avaliação recusado pelo BCE, pelo facto de ter estado na administração da CGD durante a realização de uma das operações “mais ruinosas” para o banco, a ‘Operação Caravela’, como é conhecida na gíria do setor financeiro.

 

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.