[weglot_switcher]

Viktor Gyokeres. Sporting CP oficializa contratação mais avultada da história do clube

Contratação do avançado internacional sueco foi oficializada com os “leões” a chegarem a um valor nunca visto em qualquer uma das contratações efetuadas em 117 anos de história do emblema.
13 Julho 2023, 15h20

Fechado e oficializado. Os “leões” oficializaram esta quinta-feira junto da CMVM a contratação do primeiro reforço para a nova temporada cujos trabalhos já se iniciaram em Alcochete.

Os “leões” avançam junto do regulador que adquiriram os direitos desportivos do futebolista sueco Viktor Gyokeres por 20 milhões de euros (com o avançado a assinar m contrato até 2028) aos quais podem acrescer mais quatro milhões de euros decorrentes da concretização de objetivos individuais e coletivos. A cláusula de rescisão será também a mais alta de sempre de um futebolista no clube: 100 milhões de euros.

A SAD “verde e branca” revela ainda que o Coventry City fica com o direito a receber o montante correspondente a 15% da mais-valia de uma futura transferência, percentagem que poderá ser reduzida até 10% por opção da Sporting SAD ou em função também da concretização de objetivos. A SAD do Sporting fica com o encargo do mecanismo da solidariedade sendo que os serviços de intermediação ascendem a dois milhões de euros.

O Sporting CP teve que enfrentar a concorrência de clubes da Premier League como o Brentford, West Ham e Everton mas apostou desde cedo numa abordagem junto do jogador e só depois com a negociação do valor de transferência com o Coventry. Depois de alguns avanços e recuos, os “verde e brancos” convenceram os britânicos que corriam o sério risco de ver sair o sueco a custo zero (contrato de Gyokeres acabava no próximo ano).

Em 50 partidas, Viktor Gyokeres marcou 22 golos esta temporada e contribuiu com 12 assistências. Na temporada anterior, o goleador sueco tinha marcado 18 golos e cinco assistências.

Certo é que Viktor Gyokeres já entrou na história do Sporting CP como a contratação mais cara de sempre do emblema de Alvalade. Na época de 2020/21, em que os “leões” se iriam sagrar campeões nacionais, Paulinho entrou no plantel a meio da época com o Sp. Braga a ser ressarcido de 16 milhões de euros. Agora, e novamente na posição de avançado, os “verde e brancos” voltam a bater este recorde.

Recorde-se que a Sporting SAD anunciou esta sexta-feira junto da CMVM ter recebido 19,6 milhões de euros por parte do LOSC Lille relativamente à transferência do avançado português Rafael Leão, que rescindiu com o clube de Alvalade em 2018 e assinou a custo zero com o clube francês. Os “leões” esclareceram ao regulador que esta “transferência foi efetuada espontaneamente por ação unilateral do clube francês, sem qualquer acordo prévio com a Sporting SAD.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.