[weglot_switcher]

Vinhos do Tejo cresceram 36% na exportação

Na primeira metade deste ano, os principais mercados de exportaçãod os vinhos do Trejo foram a Suécia, o Brasil, a Polónia, a França, os Estados Unidos da América e a China..
23 Agosto 2021, 07h50

No primeiro semestre de 2021, a certificação e exportação de vinhos do Tejo, controlados pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo), registaram um crescimento de dois dígitos face ao período homólogo do ano passado.

“No primeiro semestre, a certificação de vinhos do Tejo aumentou 14,33%, com mais de dezassete milhões de litros de vinho a ser alvo de certificação pela CVR Tejo, dos quais 1.249.609 litros como DOC [Denominação de Origem Controlada] do Tejo e 15.902.457 litros de IG [Indicação Geográfica] Tejo. Estes números correspondem apenas a metade do ano, fazendo assim perspectivar que, mais uma vez, o valor anual será superado”, destaca um comunicado da CVR Tejo.

Segundo essa nota, “depois do grande e inesperado – devido aos efeitos da pandemia da Covid-19 – crescimento que se verificou em 2020, na ordem dos 28%, a CVR Tejo projectou um aumento anual de cerca de 5%, face a 2020”.

“Contudo, a este ritmo, acredita que essa fasquia deverá ser ultrapassada, atingindo-se uma curva ascendente na ordem dos dois dígitos”, assume a CVR Tejo.

No que respeita à exportação de vinhos do Tejo no primeiro semestre deste ano, a CVR Tejo regista “um crescimento de 36,76%, em volume”.

Neste período, “os principais mercados foram a Suécia, o Brasil, a Polónia, a França, os Estados Unidos da América e a China, respectivamente”.

“Um ‘ranking’ que poderá sofrer alterações até ao final do ano, com o Brasil a voltar ao pódio – está já a notar-se uma boa retoma deste mercado, com forte afinidade para os vinhos portugueses e, em especial, para os vinhos da região do rio Tejo”, avsança o mesmo comunicado.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.