Guerras comerciais à parte, à medida que os mercados financeiros recuperam, os donos de empresas ou de patrimónios líquidos elevados estão mais otimistas e dispostos a investir ao longo deste ano, revela a mais recente análise do banco suíço UBS, divulgada esta terça-feira. Depois de ‘percorrer’ 17 países e entrevistar 3.653 pessoas (com, pelo menos 1 milhão de dólares para investir ou 250 mil dólares de receitas anuais), esta instituição financeira concluiu que só 21% dos entrevistados (sobretudo os investidores) se mostrou pessimista perante a evolução da economia global.
Segundo o estudo trimestral sobre investimento do UBS, três em cada quatro líderes empresariais expressaram maior vontade de contratar. Já os investidores disseram estar ‘descansados’ quanto às ações, quer a nível global (49%) quer nos seus continentes (56%). Mais: 74% viram a recente volatilidade nos mercados [dispersão e rapidez nas movimentações do preço dos títulos] como uma oportunidade de investimento, o que significa um aumento de 7 pontos percentuais do que não último trimestre de 2018. Por outro lado, admitiram estar preocupados com questões domésticas, como política nacional (44%) e dívida pública (40%).
“Temos visto um interesse significativo de investidores em ordens de múltiplos ativos e outras soluções diversificadas à medida que os mercados recuperam. Mais recentemente, o nosso portefólio de ativos cruzados 100% sustentável superou os 5 mil milhões de dólares [cerca de 4 mil milhões de euros] em ativos em todo o mundo”, referiu Christian Wiesendanger, diretor de plataformas de investimento e soluções da UBS Global Wealth Management.
Para os investidores europeus – que têm sido atingidos por um “crescimento dececionante, incerteza política e retornos fracos no mercado financeiro” – o UBS aconselha a procurar um portefólio totalmente sustentável, diversificado globalmente e por classe de ativos, para terem maiores retornos a longo prazo. “Eles têm algumas das maiores participações em cash. Mas uma vez que tenham dinheiro suficiente para satisfazer as suas necessidades de liquidez de curto prazo, acreditamos que há melhores maneiras de proteger e aumentar a sua riqueza”, argumentam os analistas.
https://jornaleconomico.pt/noticias/diversificar-e-a-chave-para-lidar-com-a-volatilidade-nos-mercados-financeiros-364532
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com