A T-Systems vai continuar a colaborar com a Volkswagen Autoeuropa como partner tecnológico. A seu cargo terá a gestão dos sistemas de controlo de produção e infraestrutura IT daquela fábrica nos próximos cinco anos, com foco no desenvolvimento de procedimentos ao nível de logística e produção que permitam enquadrar o modelo de fabricação nos novos mercados.
Num comunicado enviado às redações, a T-Systems refere que a ligação entre as duas partes tem permitido à tecnológica contribuir na adoção da cloud de produção, tendo em vista o processo de interoperabilidade de aplicações, que permite à Volkswagen Autoeuropa realizar uma melhor gestão da sua produção.
A fábrica de Palmela é uma das 100 em todo o mundo que operam com recurso à plataforma GIMM da T-Systems, que permite controlar processos de produção e logística, de forma a antever possíveis falhas na cadeia de produção.
A somar a isto, foi pioneira na implementação da aplicação Road Test Predictor, que faz uso da inteligência artificial para melhorar a confiabilidade e reduzir o número de veículos em teste de estrada sem que haja perda de qualidade. O mesmo sistema permite por isso reduzir o tempo perdido, assim como custos e ainda emissões carbónicas.
De recordar que a Volkswagen Autoeuropa trabalha há mais de doze anos com a T-Systems e em 2022 foi responsável por 4% do volume de exportações nacionais, com um volume de produção anual de mais de 231 mil veículos, que representam 3,67 mil milhões de euros em vendas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com