O Grupo Volkswagen tem vindo a levar a cabo um reajustamento e um plano de contenção de custos em todas as suas 12 marcas, no seguimento do Dieselgate e de uma aposta na mudança para os veículos elétricos. A mais recente medida da marca de Wolfsburgo pretende aumentar a rentabilidade da sua rede de 3 mil concessionários na Europa em cerca de 10%, ao mesmo tempo que quer diminuir o seu custo, com o intuito de duplicar a margem de lucro média por distribuidor, de 1% para 2%.
“Há anos que estamos em modo de consolidação em todos os mercados mundiais”, refere Juergen Stackmann, chefe de vendas da VW, em conferência de imprensa, citado pelo Automotive News. “Esta estratégia será celerada nos próximos um a dois anos, também na Alemanha”, acrescenta. Sem dar conta de quantos são os concessionários a encerrar ao abrigo deste “novo modelo de vendas”, certa é a aposta nas vendas online, à medida que os consumidores da VW cada vez mais fazem uso deste meio para decidir as suas compras.
Para tal, a VW e os concessionários estão a desenvolver um portal online, conforme adianta Stackmann, sem acrescentar detalhes. Além disso, a marca pretende apostar mais nas TI, permitindo aos concessionários diminuir em cerca de 70% o tempo necessário às intervenções de pós-venda nos automóveis. Ao mesmo tempo, ao abrigo do novo contrato da VW com os seus concessionários – que deverá estar concluído no início de 2018 –, deixarão de existir limites mínimos para a força laboral de concessionário, o que permitirá que as empresas possam diminuir o número de trabalhadores, concluiu Stackmann.
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