[weglot_switcher]

Volkswagen quer eliminar fábrica na Alemanha mas trabalhadores opõem-se

A indústria automóvel sofreu esta segunda-feira mais um revés, com a empresa alemã a colocar em cima da mesa, pela primeira vez, a eliminação de uma das fábricas de que dispõe na Alemanha.
2 Setembro 2024, 18h16

A Volkswagen está a ponderar fechar fábricas na Alemanha, pela primeira vez. Na origem está o cenário de dificuldades enfrentado pela empresa, perante a concorrência asiática.

Segundo reporta a “Reuters”, a empresa alemã enviou aos trabalhadores um comunicado no qual esclarece sobre aquele que é o primeiro grande ‘choque’ de ideias entre Oliver Blume e os sindicatos com maior representatividade entre os trabalhadores da Volkswagen.

Isto porque, segundo a análise dos responsáveis empresariais, uma grande fábrica de componentes situada na Alemanha está obsoleta e, por isso, que eliminá-la. Porém, não terão a tarefa facilitada pelos profissionais, na medida em que o conselho de trabalhadores já prometeu “resistência feroz” ao encerramento da fábrica.

De referir que a Volkswagen conta com 680 mil funcionários e optou por colocar um fim ao programa de segurança no emprego que tinha em curso e que prometia manter os empregos pelo menos até 2029. De qualquer modo, a empresa deixou a garantia de que quaisquer medidas a serem colocadas em causa serão primeiramente discutidas com o conselho de trabalhadores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.