[weglot_switcher]

Volkswagen vai adotar tecnologia mild hybrid

Alemães preparam-se para introduzir um sistema mild-hybrid na sua gama. Objetivo é mitigar os efeitos do Dieselgate e do banimento destas motorizações de várias cidades europeias. O eleito poderá mesmo ser o T-Roc.
4 Julho 2017, 14h43

Citando declarações do chefe de desenvolvimento da Volkswagen, Frank Welsch, o Automotive News Europe adianta que a marca alemã se prepara para estrear a tecnologia mild hybrid num modelo de tamanho semelhante ao do Golf. O sistema usará um motor elétrico de 48 volt colocado entre o motor e a caixa de velocidades, para apoiar o motor de combustão sempre que necessário, reduzindo assim o consumo de combustível e emissões de gases poluentes.

Depois da estreia, a intenção da VW será a de expandir a utilização desta tecnologia a outros modelos da marca alemã. “Assim que a tivermos [a tecnologia mild hybrid] num modelo com base na plataforma MQB será mais ou menos fácil”, disse Welsh à margem do lançamento do novo VW Polo. “Podemos instalá-la noutros modelos porque temos uma plataforma modular”.

Ora a plataforma MQB da marca serve de base a vários modelos do Grupo, da sexta geração do citadino Polo (que chega ao mercado europeu no outono) ao Golf, Tiguan e mesmo aos Skoda Octavia e Seat Leon. Da mesma forma, a VW está à procura de alternativas ao Diesel numa altura em que o Dieselgate ainda não foi esquecido e que várias cidades europeias planeiam impedir a entrada deste tipo de motores nos seus limites, num esforço para reduzir os níveis de óxido de azoto no ar.

O preço dos sistemas necessários para que os motores Diesel cumpram as cada vez mais exigentes regras ambientais europeias também pesa nesta decisão. Anteriormente, Welsch já havia declarado à revista britânica Autocar que oferecer uma motorização Diesel no Polo representava “25% do preço total do carro”, acrescentando que os sistemas de tratamento de gases de escape nos Diesel representam um custo adicional de “entre 600 e 800 euros em materiais”.

Todos estes fatores se conjugam para que a VW aposte assim na tecnologia mild hybrid de 48 volt. Quanto questionado sobre se seria o Golf a estrear esta tecnologia na marca, Welsch disse que quando se desenvolvem estas tecnologias, não interessa que carro as recebe primeiro. Temos de ter a tecnologia pronta para decidirmos que carro será o primeiro a usá-la e em que mercado. Estamos ainda a meio do processo de desenvolvimento, mas é certo que a tecnologia será usada”. Um dos mais prováveis candidatos a ser o estreante é o SUV T-Roc SUV, que será apresentado em setembro, no Salão de Frankfurt, usará a plataforma MQB e posicionar-se-á abaixo do Tiguan.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.