[weglot_switcher]

Volume de negócios nos serviços cresceu 4,6% em abril

De acordo com dados divulgados esta quarta-feira pelo INE, em abril, o índice de volume de negócios nos serviços registou uma variação homóloga de 4,6%, refletindo uma aceleração de 3,4 pontos percentuais face ao no mês anterior.
Margarida Grossinho
11 Junho 2025, 12h08

Em abril, o índice de volume de negócios nos serviços registou uma variação homóloga de 4,6%, o que traduz uma aceleração de 3,4 pontos percentuais (p.p.) face ao observado no mês anterior, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta quinta-feira, 11 de junho.

A variação mensal de abril situou-se em 0,7%, invertendo a diminuição (1,7%) verificada no mês anterior.

O setor dos Transportes e Armazenagem registou o contributo mais elevado para a variação homóloga do índice total, com 1,9 p.p., refletindo uma aceleração de 3,9 p.p. (de 3,6% em março para 7,5% em abril).

No lado oposto, as atividades de Consultoria, Científicas, Técnicas e Similares contraíram 0,8%, após uma diminuição de 5,4% em março, originado o único contributo negativo (-0,1 p.p.) para a variação do índice total.

De acordo com os dados do INE, os índices de emprego e de remunerações registaram variações homólogas de 2,8% e 9,3% respetivamente, em abril (3,7% e 9,3% em março).

O índice de emprego registou uma variação mensal de 0,4%, após um acréscimo de 1,3% no mês homólogo. Já o índice de remunerações apresentou um crescimento mensal de -0,1%, valor idêntico ao observado em abril de 2024.

Os índices para as variáveis Volume de Negócios e Horas trabalhadas, baseiam-se num inquérito mensal às empresas selecionadas para a respetiva amostra.

Os índices de Emprego e de Remunerações são obtidos a partir de recolha de dados de natureza administrativa, provenientes da Declaração Mensal de Remunerações efetuada por essas mesmas empresas à Segurança Social.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.