[weglot_switcher]

Volvo XC60 D4: Motor com garra num SUV que está entre os melhores

Indiscutivelmente, um apaixonado da Volvo mantém-se sempre apaixonado. A arquitetura do motor de 4 cilindros turbodiesel com potência de 181 cv diz tudo. O XC60 é um campeão de vendas  na Europa e é decididamente um dos melhores SUV para a família. Fiabilidade, conforto, beleza e segurança, são atributos que se juntam neste SUV que […]
4 Março 2015, 00h00

Indiscutivelmente, um apaixonado da Volvo mantém-se sempre apaixonado. A arquitetura do motor de 4 cilindros turbodiesel com potência de 181 cv diz tudo.

O XC60 é um campeão de vendas  na Europa e é decididamente um dos melhores SUV para a família. Fiabilidade, conforto, beleza e segurança, são atributos que se juntam neste SUV que apenas poderá vir a ser ultrapassado pelo desejado XC90.

As novas linhas do XC60 enfatizam a horizontalidade e as cores que dão garra a uma máquina que parece estar em perfeita sintonia com a estrada e com os ocupantes. Experimentámos o veículo de 181 cv, com quase 2 mil cm3 de cilindrada. Ficámos longe do consumo combinado anunciado de 4,7 l/100 Km. O nosso resultado foi bastante superior. Por contrapartida, a capacidade de aceleração deste 4 cilindros turbodiesel é verdadeiramente espantoso, conseguindo chegar dos 0 aos 100 Km/h em 8,5 segundos para uma velocidade máxima, indicada pela marca, de 210 Km/h, e com emissões de 124 g/Km.
Testámos uma caixa manual de seis velocidades, onde se inclui o nível de equipamentos Volvo Ocean Race. O PVP de base está nos 45.380 euros, mas com todos os extras facilmente ultrapassa os 63 mil euros.

O nível de equipamento Volvo Ocean Race é antes de mais uma base de inspiração para os designers. Nesta edição há cores específicas. Existe também apontamentos sobre o mítico evento ao longo do interior, desde o painel de instrumentos, portas e bagageira.

E se o exterior tem o aspeto robusto, ágil, com grandes jantes de 18 polegadas Portunus (equipamento Volvo Ocean Race), o interior tem estofos em preto carvão, com pele Volvo Ocean Race, enquanto o painel de instrumentos tem um grande digital display que pode ser adaptado em função das necessidades do condutor e do modelo de condução. Aliás, a necessidade de um motor mais ou menos reativo é possível com a escolha de um modo confort ou sport. A insonorização do interior é um dos grandes pontos fortes.

Este facto permite otimizar um sistema de som espetacular, algo que a marca considera ser da nova geração. Realce para a existência de 12 altifalantes, o que permite ouvir grandes músicas com extraordinária qualidade.

As questões de segurança são um “déjà vu” para a Volvo. Está sempre à frente. Foi o caso do “bliss”, um sistema que assinala o ângulo morto para os condutores, e é o alerta de colisão iminente.

OJE

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.