[weglot_switcher]

Voto antecipado: Uma hora e meia de espera para votar em Lisboa

Nas últimas eleições houve 3.300 inscritos para o voto antecipado, valor que atingiu as quase 20 mil este ano. Em Lisboa, existiam apenas 10 mesas de voto para oito mil inscritos. Nos Paços do Concelho tiveram de ser distribuídas senhas para garantir que quem estava na fila conseguia votar depois das 19 horas.
20 Maio 2019, 09h15

Quase 20 mil cidadãos inscreveram-se para votar antecipadamente nas eleições europeias. Mas a elevada adesão provocou longas filas de espera em Lisboa. Na capital, quem quis votar teve de esperar uma hora e meia ao final da tarde.

No único local de voto em Lisboa, nos Paços do Concelho na Praça do Município, chegaram a ser distribuídas senhas entre os eleitores para assegurar que quem estava na fila até às 19 horas conseguia ainda votar depois da hora designada de encerramento da mesa de voto (19 horas), conforme observou o Jornal Económico no local.

O voto antecipado teve lugar no domingo, 19 de maio, em todo o país. Lisboa foi o distrito com mais pedidos (8.851), seguido do Porto (3.014) e Coimbra (1.114). Apesar da elevada adesão ao voto antecipado, conforme os dados apurados até ao encerramento das inscrições a 16 de maio, tanto Lisboa como o Porto mantiveram apenas um local de voto.

Nas últimas eleições, a adesão ao voto antecipado foi bastante menor: 3.300 pessoas face aos 20 mil registados este ano.

Lisboa não esteve sozinha nesta situação, com longas filas de espera a acontecerem no Porto e Coimbra. A própria  secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto teve de esperar na fila na cidade do Porto, onde a espera chegou a atingir 40 minutos. A governante reconheceu que é preciso fazer ajustamentos ao atual modelo de voto antecipado depois da grande adesão registada nas eleições europeias.

“Partimos da base de 3.300 eleitores que nas últimas eleições votaram antecipadamente [de acordo com o modelo anterior]. Agora temos perto de 20 mil. Fomos adaptando as mesas à medida que os eleitores se foram inscrevendo precisamente para tentar dar resposta. Vamos olhar para aquilo que está a correr menos bem e tentar que nas próximas corra melhor. São pequenos pormenores de que só agora nos apercebemos e que vamos ter de corrigir”, destacou Isabel Oneto no domingo, citada pela Lusa.

Dos quase 20 mil inscritos, cerca de 15 mil foram às urnas no domingo, uma afluência de 76%. Lisboa foi o distrito onde mais pessoas votaram antecipadamente (5.871), mas com uma afluência de 68%. Segue-se o Porto (2.293 votos) e Coimbra (943).

Nas redes sociais, houve uma chuva de críticas ao Governo por não ter antecipado as filas de espera após o elevado número de eleitores inscritos.

“Esta é a fila de espera para o voto antecipado para as Europeias na Câmara Municipal de Lisboa. Uma iniciativa de louvar, mas para as quais não foram criadas as devidas condições. 10 mesas de voto para 9 mil eleitores”, escreveu João Guilherme no Twitter.

Já Tiago Cunha Martins comparou as filas para o voto antecipado com as filas para um festival de verão. “Não, não é a entrada para um festival de verão. É mesmo a fila para o voto antecipado em Lisboa”.

Por sua vez, Pedro Alves da Silva destacou que a sede do município era o único local disponível para votar na capital. “Centenas de pessoas na fila para exercer o direito de voto no único local para voto antecipado em Lisboa”.

 

 

 

https://twitter.com/Kbosao1/status/1130107866885574656

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.