[weglot_switcher]

Wall Street cai outra vez por culpa das tecnológicas

Mas não só: os números do desemprego continuam a não descansar os investidores e a Reserva Federal deu-lhes razão. Entretanto, os investidores estiveram a tomar mais-valias
17 Setembro 2020, 21h23

Os principais índices norte-americanos tiveram mais um dia no vermelho, tal como havia sucedido antes aos seus homólogos europeus. O Dow Jones caiu 129,94 pontos, ou 0,46%, para 27.902,44 pontos; o S & P 500 perdeu 28,42 pontos, ou 0,84%, para 3.357,07 e o Nasdaq caiu 140,19 pontos, ou 1,27%, para os 10.910,28 pontos.

As ações caíram, uma vez que os papéis relacionados com as empresas tecnológicas ´puxaram’ o mercado para baixo, que, por outro lado, não resistiu aos mais altos níveis de pedidos de subsídios de desemprego semanais.

Os analistas já esperavam que, mais tarde ou mais cedo, as tecnológicas acabariam por passar por um dia mau, depois da recuperação de agosto, disse Jake Dollarhide (um nome muito apropriado), CEO da consultora Longbow Asset Management, citado pela agência Reuters. “As tecnológicas tiveram uma incrível última semana de agosto, e acho que este é um cenário racional de realização de lucros no momento.” Dollarhide espera que os papéis das tecnológicas voltem ao caminho ascendente antes do final do ano.

Para aumentar as preocupações em torno de uma recuperação económica que parece cada vez mais estagnada, o relatório do Departamento do Trabalho deu a conhecer que o número de norte-americanos que pediram novos pedidos de subsídios de desemprego caiu na semana passada, mas permaneceu a níveis considerados extremamente altos.

Estes resultados acabaram por acumular o descontentamento causado pela intervenção, no dia anterior, da Federal Reserve, que se comprometeu a manter as taxas de juros baixas por um período prolongado para retirar a maior economia do mundo de uma recessão induzida por uma pandemia.

O presidente do Fed, Jerome Powell, expôs uma quantidade de fatores – incluindo o crescimento dos salários, a participação da força de trabalho e disparidades no desemprego das minorias em relação aos brancos – que devem ser revistos antes que de o Fed considerar o aumento das taxas de juros.

“Os investidores adoram quando o Fed reduz as taxas, porque acham que isso é bom para o mercado”, disse Dollarhide. “Mas se o Fed diz que precisamos de manter as taxas baixas por mais tempo, as pessoas começam a preocupar-se com a economia em si.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.