Wall Street em alta face às boas perspetivas da economia caseira

Wall Street ganhou terreno esta sexta-feira, depois de serem conhecidos dados que sugerem uma recuperação económica mais sustentada face à pandemia.

Todos os três principais índices de ações dos Estados Unidos caminharam ao longo do dia para registarem ganhos semanais, uma vez que dados económicos otimistas que foram conhecidos nesta sexta-feira aumentaram o apetite pelo risco antes de conhecidos os lucros das empresas no final do primeiro trimestre.

O Dow Jones Industrial Average subiu 148,06 pontos, ou 0,44%, para 33.651,63 pontos; o S&P 500 ganhou 12,84 pontos, ou 0,31%, para 4.110,01 pontos; e o Nasdaq Composite somou 9,11 pontos, ou 0,07%, para 13.838,42 pontos.

“É um bom final para uma boa semana”, disse Ryan Detrick, estratega de mercado da LPL Financial, citado pela agência Reuters. “Há bons sinais de que a economia está a começar a abrir”, afirmou o gestor.

Um relatório do Departamento do Trabalho revelou, por outro lado, que os preços ao produtor subiram no mês passado ao dobro da velocidade de crescimento de fevereiro, reavivando algumas preocupações com a inflação.

“Sem dúvida, estamos a ver os preços aumentarem ao nível do produtor e a grande questão é quando se dará a sua transferência para o consumidor”, disse ainda Detrick, recordando que “a Reserva Federal, Fed, enfatizou desde o início que estes aumentos serão transitórios”.

De fato, o presidente do Fed, Jerome Powell, deu esta quinta-feira garantias de que o banco central está muito mais preocupado com o recente aumento das infeções por Covid-19 do que com as pressões inflacionistas.

Entretanto, os rendimentos do Tesouro dos Estados Unidos também subiram, o que os investidores desta vez tomaram como mais uma evidência de que a maior economia do mundo está no caminho estável para a recuperação – depois de há umas semanas atrás terem optado por considerar que o aumento dos rendimentos daquele veículo poderiam retirar liquidez ao mercado mobiliário, numa lógica de concorrência.

Ler mais

Recomendadas

Dow Jones e S&P 500 terminam semana de ganhos com novos recordes

Uma das cotadas que se destacaram em Nova Iorque foi a tecnológica Roku, que disparou mais de 11% depois de apresentar bons resultados trimestrais.

PSI-20 fecha semana no ‘verde’ com CTT a dispararem quase 10%

Praça lisboeta terminou a sessão a valorizar 1,16%, para 5,150.59 pontos nesta sexta-feira, seguindo a tendência das congéneres europeias.

Wall Street abre em terreno positivo e ignora dados do emprego nos EUA

A sessão desta sexta-feira também abriu com as empresas de tecnologia e de vacinas a verde. É disso exemplo Twitter, Apple, Johnson & Johnson ou AstraZeneca.
Comentários