[weglot_switcher]

Wall Street em alta face às boas perspetivas da economia caseira

Wall Street ganhou terreno esta sexta-feira, depois de serem conhecidos dados que sugerem uma recuperação económica mais sustentada face à pandemia.
9 Abril 2021, 21h14

Todos os três principais índices de ações dos Estados Unidos caminharam ao longo do dia para registarem ganhos semanais, uma vez que dados económicos otimistas que foram conhecidos nesta sexta-feira aumentaram o apetite pelo risco antes de conhecidos os lucros das empresas no final do primeiro trimestre.

O Dow Jones Industrial Average subiu 148,06 pontos, ou 0,44%, para 33.651,63 pontos; o S&P 500 ganhou 12,84 pontos, ou 0,31%, para 4.110,01 pontos; e o Nasdaq Composite somou 9,11 pontos, ou 0,07%, para 13.838,42 pontos.

“É um bom final para uma boa semana”, disse Ryan Detrick, estratega de mercado da LPL Financial, citado pela agência Reuters. “Há bons sinais de que a economia está a começar a abrir”, afirmou o gestor.

Um relatório do Departamento do Trabalho revelou, por outro lado, que os preços ao produtor subiram no mês passado ao dobro da velocidade de crescimento de fevereiro, reavivando algumas preocupações com a inflação.

“Sem dúvida, estamos a ver os preços aumentarem ao nível do produtor e a grande questão é quando se dará a sua transferência para o consumidor”, disse ainda Detrick, recordando que “a Reserva Federal, Fed, enfatizou desde o início que estes aumentos serão transitórios”.

De fato, o presidente do Fed, Jerome Powell, deu esta quinta-feira garantias de que o banco central está muito mais preocupado com o recente aumento das infeções por Covid-19 do que com as pressões inflacionistas.

Entretanto, os rendimentos do Tesouro dos Estados Unidos também subiram, o que os investidores desta vez tomaram como mais uma evidência de que a maior economia do mundo está no caminho estável para a recuperação – depois de há umas semanas atrás terem optado por considerar que o aumento dos rendimentos daquele veículo poderiam retirar liquidez ao mercado mobiliário, numa lógica de concorrência.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.