A bolsa de Nova Iorque encerrou sessão, desta quinta-feira, em terreno negativo com o Dow Jones a liderar as perdas, num contexto de forte pressão vendedora a nível global, com ações e obrigações no vermelho tanto na Europa como na Ásia.
O Dow Jones perdeu 0,44% para 46.022,14 pontos, o S&P 500 cedeu 0,28% para 6.606,48 pontos e o tecnológico Nasdaq recuou 0,28% para 22.090,69 pontos.
A divulgação dos dados de preços no produtor nos EUA referentes a fevereiro, acima do esperado, agravou os receios de que as pressões inflacionistas já persistissem na maior economia do mundo mesmo antes do início da guerra com o Irão. O índice subiu para 3,4% em termos homólogos, face aos 2,9% de janeiro.
Ainda assim, o mais relevante foi o rescaldo da última reunião da Reserva Federal (Fed), que manteve as taxas de juro inalteradas, no intervalo entre 3,50% e 3,75%, em linha com o antecipado pelo mercado, naquela que foi a sua quarta pausa consecutiva. A instituição reconheceu que “as implicações dos acontecimentos no Médio Oriente para a economia norte-americana são incertas”. Além disso, no que diz respeito às projeções, a Fed prevê que a inflação PCE suba para 2,7% este ano, face à estimativa anterior de 2,4%. Quanto à taxa subjacente, espera que se situe também nos 2,7% (em comparação com os 2,5% previstos em dezembro).
Entretanto, o petróleo continua a ditar o ritmo do mercado, em plena intensificação do conflito no Médio Oriente. O barril de Brent caiu 0,60%, para 106,95 dólares, depois de ter chegado a ultrapassar brevemente os 119 dólares. O West Texas Intermediate (WTI) recuou 1,50%, para 94,88 dólares. Isto depois de uma coligação formada pelo Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Países Baixos e Japão se ter mostrado disposta a “contribuir para os esforços necessários para garantir a passagem segura pelo estreito de Ormuz”.
A menos de uma hora da sessão desta quinta-feira encerrar, o primeiro-ministro israelita confirmou que o país estava a ajudar os EUA a retomarem o tráfego no estreito de Ormuz – por onde passa 20% de todo o crude e gás natural consumido pelo mundo – e garantiu que vê a guerra a “acabar muito mais cedo do que as pessoas pensam”.
Netanyahu afirmou ainda que o Irão, neste momento, não tem “capacidade para avançar com o enriquecimento de urânio [essencial para a construção de armas nucleares] nem capacidade para produzir mísseis balísticos”.
Com a guerra quase a completar três semanas, os sinais de apaziguamento das tensões são mínimos, mas os mais recentes ataques do Irão – que reduziram a capacidade de produção de gás natural do Qatar em 17% – levaram Donald Trump, Presidente dos EUA, a apelar a Israel que não volte a colocar na mira a infraestrutura energética iraniana, , ao mesmo tempo que negou que Washington tivesse conhecimento prévio do ataque israelita a instalações iranianas.
Ainda assim, a tensão mantém-se, já que o presidente dos EUA, Donald Trump, advertiu que, se o Irão continuar a atacar instalações energéticas no Qatar, os EUA “destruirão completamente o campo de gás South Pars”.
Relativamente à sessão desta quinta-feira, foram divulgados os pedidos semanais de subsídio de desemprego nos EUA, que desceram para 205.000, face aos 213.000 registados na semana anterior, segundo dados do Departamento do Trabalho. Este valor ficou abaixo das previsões do consenso, que apontavam para uma subida até às 215.000.
No plano empresarial, destacou-se a Micron, que superou as previsões com os resultados do seu segundo trimestre fiscal de 2026, tendo registado um lucro líquido de 13.785 milhões de dólares, muito acima dos 1.583 milhões obtidos no mesmo período do ano anterior. Além disso, a empresa alcançou vendas recorde e aprovou um aumento do dividendo trimestral. Ainda assim, as ações caíram 3,78% em Wall Street, penalizadas pelo aumento do investimento previsto.
Também a Alibaba apresentou os resultados do seu terceiro trimestre fiscal, terminado a 31 de dezembro de 2025, período em que registou uma queda de 66% no lucro líquido e falhou as previsões de receitas do mercado. As ações caíram 4,14%.
Noutros mercados, o euro foi negociado a 1,1558 dólares (+0,94%). O ouro caiu 5,87% (4.608 dólares) e a prata recuou 8,10% (71,30 dólares). A taxa de rendimento da obrigação norte-americana a 10 anos subiu para 4,283%. As criptomoedas recuaram e o bitcoin negoceia abaixo dos 70.000 dólares.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com