A bolsa de Nova Iorque encerrou sessão, desta terça-feira, em terreno negativo com o Nasdaq a liderar as perdas, devido aos receios de bolha na IA.
Assim, o Dow Jones perdeu 1,07% para 46.091,68 pontos, o S&P 500 cedeu 0,83% para 6.616,94 pontos, e o tecnológico Nasdaq recuou 1,21% para 22.432,85 pontos.
Wall Street registou novas quedas com o surgimento de preocupações sobre as elevadas avaliações da inteligência artificial (IA) e investidores a baixarem as expectativas de um novo corte de juros pelo Federal Reserve (Fed) na sua reunião de dezembro próximo.
“Algumas das vibrações mais otimistas — o entusiasmo pela IA, os enormes estímulos governamentais, as expectativas moderadas dos bancos centrais — estão a começar a desaparecer“, explica Ipek Ozkardeskaya, analista senior da Swissquote.
As ações da Nvidia caíram 2,81%, para 181,36 pontos, numa altura em que os investidores temem que as recentes valorizações da inteligência artificial (IA) possam criar uma bolha e resultar num eventual enfraquecimento da economia americana.
Nem a Apple, que durante a abertura da bolsa desta terça-feira tinha registado ganhos, conseguiu escapar à queda dos mercados.
A influenciar o mercado está também a divulgação do relatório de empregos de setembro que será divulgado na quinta-feira e que poderá ajudar a definir as expectativas quanto às próximas medidas que serão tomadas pela Reserva Federal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com