[weglot_switcher]

Wall Street fecha em queda apesar da boa performance do setor dos serviços nos EUA

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, disse à CNBC na segunda-feira que “estamos muito perto de alguns acordos”, fazendo eco dos comentários de Donald Trump no domingo de que os acordos poderiam sair já esta semana.
Brendan McDermid / Reuters
5 Maio 2025, 21h25

O S&P 500 encerrou a sessão a perder 0,64% para 5.650,38 pontos, encerrando um rali de nove dias, enquanto os investidores monitorizavam os últimos acontecimentos no comércio global.

O tecnológico Nasdaq Composite perdeu 0,74% para 17.844,24 pontos. Por sua vez, o industrial Dow Jones, que passou grande parte da sessão a negociar em território positivo, acabou por fechar a cair 0,24% para 41.218,83 pontos.

Os dados divulgados na segunda-feira pelo Institute for Supply Management refletiram uma atividade do setor dos serviços mais forte do que o esperado em abril, mesmo com os executivos da empresa a relatarem preocupações crescentes sobre as tarifas.

O sentimento também melhorou depois de a Bloomberg ter noticiado, citando fontes, que a Índia propôs tarifas zero sobre o aço, componentes automóveis e produtos farmacêuticos numa base recíproca e até um determinado valor de importações.

Dito isto, os investidores continuam incertos sobre o calendário dos acordos tarifários entre os EUA e outros países.

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, disse à CNBC na segunda-feira que “estamos muito perto de alguns acordos”, fazendo eco dos comentários de Donald Trump no domingo de que os acordos poderiam sair já esta semana.

O presidente Trump disse que não tem planos para conversar com o presidente chinês, Xi Jinping, frustrando as esperanças de que haja progressos no sentido de aliviar as tensões comerciais entre os EUA e a China.

No domingo, Donald Trump autorizou também as agências governamentais relevantes a começarem a impor uma tarifa de 100% sobre os filmes produzidos no estrangeiro, considerando os esforços de outras nações para atrair as produções cinematográficas como uma “ameaça à segurança nacional”. Ainda não é claro se os impostos afetariam os filmes exibidos nos cinemas ou os filmes nos serviços de streaming. As ações da Netflix caíram quase 2%, e a Paramount perdeu mais de 1% neste segunda-feira.

Wall Street aguarda a reunião de política monetária de dois dias da Reserva Federal, que começa na terça-feira, com uma decisão sobre a taxa de juro esperada para quarta-feira.

As negociações de futuros de fundos da Fed apontam para uma hipótese de apenas 4,4% de um corte nas taxas, de acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group. Ainda assim, os investidores estão atentos a qualquer comentário do banco central ou do presidente da Fed, Jerome Powell, sobre as perspetivas para a economia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.