Wall Street fecha mista com aumento do desemprego

A avalanche de dados macroeconómicos justifica a fraca performance da bolsa. Os dados do emprego semanal dão uma subida dos pedidos de subsídio de desemprego no país pela segunda semana consecutiva, até os 778 mil, muito pior do que o esperado pelo consenso do mercado. Isto pode deixar marcas persistentes no mercado laboral dos Estados Unidos.

Reuters

Esta foi a última sessão completa da semana para as bolsas norte-americanas, que amanhã estarão encerradas (Thanksgiving Day) e na sexta-feira encerram mais cedo, num dia que será importante para as retalhistas por causa do Black Friday.

O Dow Jones travou a subida da bolsa de Nova Iorque ao fechar a cair 0,58% para 29.872,5 pontos; o S&P 500 caiu 0,16% para 3.629,65 pontos e só o Nasdaq fechou no verde ao valorizar 0,48% para 12.094,4 pontos.

A avalanche de dados macroeconómicos justifica a fraca performance da bolsa. Os dados do emprego semanal dão uma subida dos pedidos de subsídio de desemprego no país pela segunda semana consecutiva, até os 778 mil, muito pior do que o esperado pelo consenso do mercado. Isto pode deixar marcas persistentes no mercado laboral dos Estados Unidos.

De acordo com a 2ª estimativa, divulgada pelo Bureau of Economic Analysis (BEA), a economia norte-americana cresceu 33,1% face ao trimestre anterior (taxa anualizada) no 3º trimestre de 2020, o que compara com uma diminuição de 31,4% no 2º trimestre de 2020.

Este comportamento do PIB reflecte os contributos positivos do consumo privado (25,22 p.p.), o investimento privado (11,78), com os contributos negativos da procura externa líquida (-3,18 p.p.) e dos gastos públicos (-0,76).

Este dado está desatualizado dado que entretanto chegou a segunda vaga da pandemia Covid-19.

Hoje a Fed publicou as atas da sua última reunião. A Fed de Atlanta eleva estimativa de crescimento do PIB no 4º trimestre para 11%. A leitura anterior era de crescimento de 5,6%.

No seio empresarial de notar a queda das ações das fabricantes de veículos elétricos, perante rumores de inspeções a fábricas na China e na reação a contas destaque para a HP (+2,30%), Deere e Nordstrom, revelou uma das análises da Mtrader.

No caso da HP, os resultados superaram estimativas, e a empresa eleva o dividendo trimestral. O resultado ajustado no 4.ºtrimestre foi de 0,62 dólares por ação, superando a estimativa mais otimista dos analistas (0,56 dólares/ação).

Hoje em termos de dados macroeconómicos, e de acordo com a informação preliminar divulgada pelo Gabinete de Análise da Política Económica dos Países Baixos (CPB), em setembro de 2020, ficou a saber-se que o comércio mundial de mercadorias terá tido um aumento estimado de 2,1% face ao mês anterior. Em agosto de 2020, o comércio mundial aumentou 2,4% face ao mês anterior.

O CPB World Trade Monitor (WTM) é um instrumento que agrega dados mensais mundiais do comércio internacional de mercadorias e da produção industrial. Desta forma, considerando uma amostra de países tão grande quanto possível, este instrumento disponibiliza informação sobre a evolução mensal do comércio mundial de mercadorias e da produção mundial industrial com maior rapidez do que outros indicadores.

O petróleo West Texas valoriza 2,07% para 45,84 dólares o barril no NYMEX.

O euros sobe 0,19% para 1,1914 dólares.

Ler mais

Recomendadas

Wall Street encerra no verde em dia de tomada de posse do novo presidente dos EUA

A tendência de ganhos em Wall Street prossegue no dia de tomada de posse do novo presidente dos EUA, Joe Biden.

Bolsa de Lisboa é a única que cai na Europa

As valorizações da EDP Renováveis e da Galp de mais de 1% não evitaram a queda do índice lisboeta. Europa fecha no verde.

Wall Street abre em alta no dia da tomada de posse de Biden

Resultados da banca acima do esperado e sinal de que Joe Biden vai estimular a economia norte-americana está a animar a bolsa de Nova Iorque.
Comentários