[weglot_switcher]

Wall Street: incerteza sobre combate ao coronavírus marcou a sessão

Num dia marcado pelas constantes oscilações, os principais índices norte-americanos registaram subidas, mas não de forma que pudessem sossegar os investidores.
  • Wall Street
31 Julho 2020, 21h26

O índice norte-americano Nasdaq aumentou mais de 1% nesta sexta-feira, impulsionado por fortes lucros de algumas das maiores empresas do país, mas a Dow e a S&P terminaram com ganhos menores devido à incerteza sobre a próxima ronda financeira do Estado de combate ao coronavírus e as preocupações económicas, que continuam a marcar o radar dos ionvestidores.

O Dow Jones Industrial Average subiu 121,01 pontos, ou 0,46%, para 26.434,66 pontos; o S&P 500 ganhou 25,34 pontos, ou 0,78%, para 3.271,56 pontos; e o Nasdaq Composite cresceu 157,60 pontos, ou 1,49%, para 10.745,42 pontos.

As ações da Apple subiram para atingirem um pico após os resultados trimestrais e o anúncio de desdobramento dos seus papeís de quatro por um. A Amazon.com também subiu após divulgar o seu maior lucro de todos os tempos. Já o Facebook cresceu depois de a plataforma ultrapassar as expectativas de receita. Finalmente, a dona da Google, a Alphabet, caiu, depois de registar a primeira queda trimestral de vendas nos seus 16 anos.

Foream estas subidas que sustentaram o mercado, apesar da Google. “Os resultados foram simplesmente fabulosos”, disse Tim Ghriskey, consultor de investimentos do Inverness Counsel, de Nova York, citado pela agência Reuters. “Estas são empresas extremamente lucrativas e produzem produtos que as pessoas desejam”, disse ainda.

As quatro empresas estão entre as cinco maiores em capitalização bolsista, representando aproximadamente 20% do total do S&P 500.

Entretanto, a Casa Branca e os democratas ainda estavam a negociar, na altura do fecho do mercado, uma nova ronda de ajuda ao combate ao coronavírus, mas ainda estavam longe de chegar a um acordo, segundo disse Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados.

“Parece que estão distantes e supostamente há muitos entraves e, como sempre, há muito ruído entre as duas partes”, disse Ghriskey, para adiantar que um acordo é imprescindível para relançar a economia.

Genericamente, esta sexta-feira revelou uma sessão instável, com cada um dos índices principais a cair e a crescer sem que houvesse uma tendência evidente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.