[weglot_switcher]

Wall Street Journal: Comporta a caminho de se tornar na nova Ibiza

Depois do Financial Times ter descrito a Comporta como as Hamptons de Portugal, o jornal norte-americano considera que esta zona pode se tornar na nova Ibiza.
21 Agosto 2019, 11h08

A Comporta pode-se tornar na nova Ibiza, escreve o Wall Street Journal. A costa com quase 30 quilómetros no distrito de Setúbal está a tornar-se apetecível para muitos promotores imobiliários internacionais, levando o jornal norte-americano a comparar a região com a ilha espanhola no Mediterrâneo, conhecida pelas suas praias e ambiente de festa que atrai milhões de visitantes anualmente

“A uma distância de 90 minutos de Lisboa, a Comporta é muitas vezes comparada com as Hamptons nos anos 70 ou Ibiza há 20 anos. Inicialmente ficou conhecida como um local onde os criativos gostavam de estar”, pode-se ler no artigo, dando o exemplo dos designers franceses Christian Louboutin e Philippe Starck que passam férias nesta região. Louboutin está inclusivamente a construir um hotel com 21 quartos em Melides, que deverá estar concluído em 2020.

Ainda recentemente, Financial Times descreveu a Comporta como as Hamptons de Portugal. Por estar a atrair muitos investidores estrangeiros, o jornal britânico comparou esta zona da Península de Tróia com a região na costa de Nova Iorque, conhecida pelas casas de férias luxuosas.

Outro dos investidores na região da Comporta é a Vanguard, depois de ter investido 158 milhões de euros para comprar terrenos para construir dois hotéis e condomínios residenciais com golfe. A Vanguard também tem planeado um investimento de 200 milhões de euros num projeto residencial na Muda.

Já o promotor português Miguel Carvalho abriu o Melides Art em 2017, onde as vilas atingem preços de dois milhões de euros. Este promotor tem planeado abrir um segundo projeto com 40 casas em 2020.

Nos comentários ao artigo, vários leitores do jornal norte-americano criticam a chuva de projetos imobiliários nesta região. “”Desenvolvimento” é o nome de código para pilhagem e espoliação de um ambiente natural até agora intocado”, escreve um leitor identificado como Kai Verbarg.

Outro leitor aconselha os turistas a visitarem o Algarve, se pretendem ficar em resorts. “Apesar de compreender o interesse no desenvolvimento, odiaria que isto acontecesse na Comporta. É bonita como está, e o vasto trecho de praia não explorada é o que os residentes adoram e o que atrai os viajantes. Os que procuram uma atmosfera tipo resort à beira do mar devem ter em conta o Algarve. Não fica assim tão longe”, escreve Tim Falls.

O jornal norte-americano destaca que uma das razões para a construção nesta região ter sido travada durante décadas foi o facto de ter sido detida pela família Espírito Santo. Com o colapso do BES e do GES em 2014, os terrenos da Comporta que pertenciam ao BES foram vendidos para serem transformados em projetos imobiliários.

https://jornaleconomico.pt/noticias/financial-times-descreve-comporta-como-os-hamptons-de-portugal-475308

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.