[weglot_switcher]

Warren Buffett vende todas as ações no setor da aviação. Culpa é da Covid-19

A explicação desta decisão prende-se com a pandemia do coronavírus e inclui ações da United, American, Southwest e Delta Airlines, que em dezembro de 2019 tinham um valor próximo de quatro mil milhões de euros.
3 Maio 2020, 18h20

A empresa imobiliária de Warren Buffett vendeu a totalidade das suas ações no setor da aviação dos Estados Unidos. A informação foi dada pelo presidente da empresa imobiliária Berkshire Hathaway e investidor multimilionário, segundo avança a cadeia “CNBC”.

A explicação para esta decisão prende-se com a pandemia do coronavírus e inclui ações da United, American, Southwest e Delta Airlines, que em dezembro de 2019 tinham um valor próximo de quatro mil milhões de euros.

“O mundo mudou para as companhias aéreas. E não sei como isso mudou e espero que se corrija de maneira razoavelmente rápida”, afirmou durante a reunião anual de acionistas da Berkshire feita por videoconferência no sábado, 2 de maio. “Não sei se agora os americanos mudaram os seus hábitos ou mudarão de hábitos por causa do período prolongado”, acrescentou.

O multimilionário, cuja empresa imobiliária entrou no mercado português em outubro de 2019 referiu que “existem certas indústrias e, infelizmente, acho que a indústria aérea, entre outras, é realmente prejudicada por uma paralisação forçada por eventos que estão muito além do nosso controlo”.

Warren Buffett salientou que “admira as companhias aéreas e as suas equipas de gestão, mas às vezes há eventos como a calamidade do coronavírus “nos níveis mais baixos de probabilidades que acontecem” que exigem uma rápida mudança no investimento.

Em dezembro, a Berkshire possuía 42,5 milhões de euros (10%) de ações americanas, 58,9 milhões (9,2%) de ações da Delta, 51,3 milhões (10,1% de ações) da Southwest e 21,9 milhões (7,6% de ações) da United. Estas ações caíram 62,9%, 58,7%, 45,8% e 69,7%, respetivamente, em 2020.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.