[weglot_switcher]

Web Summit: conferência regressa com três mil startups

As startups voltam esta semana ao terreno para procurar investidores e apresentarem os seus produtos e soluções ao mercado. Web Summit arranca, oficialmente, esta segunda-feira.
Web Summit
11 Novembro 2024, 15h30

Lisboa volta a dar as boas-vindas à Web Summit e a Paddy Cosgrave, que regressa à liderança da conferência após as polémicas declarações do ano passado. Há dois números redondos a ter em conta este ano: três mil startups e 70 mil visitantes, uma vez que não há espaço para mais.

O evento deste ano recolhe um valor histórico ao nível da presença das startups, englobando mais de 90 países. Uma das novidades é que mil startups são fundadas por mulheres, aumentando a presença feminina na cimeira tecnológica e diminuindo a desigualdade sentida.

Um estudo da Crunchbase sobre a Web Summit mostra que as startups que marcam presença na conferência tecnológica conseguem captar uma média de 5,5 milhões de dólares (5,10 milhões de euros) em novos investimentos por ano. Dito isto, e perante estes dados, o Parque das Nações é o sítio onde as startups querem estar nestes dias.

O mesmo estudo indica que todas as empresas garantiram financiamento até aos 12 meses seguintes às Web Summit de 2021, 2022 e 2023, desde pre-seed até pós-IPO. Mais recente são os dados do ano passado, edição que desapontou: 241 empresas angariaram um total de 60,6 mil milhões de dólares no ano seguinte e 293 startups recolheram 11,4 mil milhões de dólares no espaço de um ano.

Uma das novidades é que Portugal será representado com um total de 125 startups, o maior número de sempre, através do programa Road2Web Summit, liderado pela Startup Portugal.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.