[weglot_switcher]

Whisky japonês mais caro do mundo vendido por 250 mil euros

Uma garrafa de edição limitada de Yamazaki single malt de 50 anos de idade foi leiloada por 250 mil euros em Kong Kong pela Sotheby’s Finest.
12 Fevereiro 2018, 16h44

A Sotheby’s Finest, sociedade de vendas por leilão com sede em Londres, leiloou por 250 mil euros uma garrafa de edição limitada de Yamazaki single malt de 50 anos de idade. O recorde de preço foi, alcançado num leilão em Honk Kong com um valor que é mais que o dobro da sua estimativa de preço de pré-venda 114 mil euros.

“Estamos absolutamente entusiasmados com o novo recorde mundial de leilões estabelecido pelo Yamazaki Aged 50 Years NV, o preço mais alto alcançado por qualquer garrafa de whisky japonês, ilustrando um mercado de whisky em pleno crescimento”, afirma Paul Wong, especialista da Sotheby’s Wine, na Ásia.

Mas o Yamazaki está muito longe de ser o whisky mais caro jamais vendido. Em 2014, uma garrafa de Macallan Imperiale M marcou o recorde com um preço de 511.971 euros na Sotheby’s. O decantador de cristal facetado continha seis litros de whisky e levou 50 horas de trabalho, por parte de sete artesãos, para estar concluído.

A destilaria Yamazaki situa-se junto à localidade de Shimamoto, num lugar chamado vale de Yamazaki, que serviu de inspiração para o nome da destilaria. Conhecida por produzir um estilo doce, frutado e apimentado. Yamazaki foi originalmente fundada por Shinjiro Torii em 1924 tornando-se a primeira destilaria comercial do Japão. A localização desta destilaria deveu-se à grande diversidade de fontes de água e humidade relativa do ar alta, ambiente propício para a fabricação e maturação de whisky.

Suntory tem hoje a maior parcela de mercado de single malts no Japão e exporta para mais de dez países. A destilaria Yamazaki já recebeu inúmeros prémios e em 2015 Jim Murray do livro Whisky Bible nomeou o whisky Yamazaki Single Malt Sherry Cask 2013 o melhor whisky do ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.