[weglot_switcher]

Wiimer prepara lançamento de serviço de Inteligência Artificial para empresas

“Priorizamos sectores que sejam mais intensivos em dados, como energia, águas infraestruturas, indústria pesada e transformadora, logística e retalho”, afirma o ‘managing partner’ da boutique desta consultoria tecnológica, Miguel Moreira da Silva.
Smart warehouse management system.Worker hands holding tablet on blurred warehouse as background
28 Junho 2024, 10h15

A consultora tecnológica Wiimer vai lançar na próxima semana um novo serviço com base em Inteligência Artificial (IA) para empresas. A framework – um pacote de código para criar aplicações digitais – permite pesquisar e obter análises instantâneas a partir de documentos internos e externos das organizações, avançou ao Jornal Económico (JE) o fundador da empresa portuguesa. Os detalhes da solução serão dados a conhecer ao público na próxima quinta-feira.

Apesar de trabalhar maioritariamente com grandes empresas, o managing partner da Wiimer defende que é nas pequenas e médias empresas (PME) “que o potencial da IA vai ser maior”. Porquê? “Estão relativamente atrasadas na adoção de modelos. Portanto, até numa lógica de responsabilidade social em tecnológicas, não se pode só olhar para grandes corporações multinacionais. É preciso também desenvolver soluções para as PME, que representam a grande maioria do tecido empresarial não só em Portugal como em Espanha”, explicou Miguel Moreira da Silva ao JE.

Miguel Moreira da Silva fez nascer e lidera esta boutique de consultoria digital, que desenvolve modelos de analítica e algoritmos. Fundada em 2020, precisamente um mês depois do início da pandemia, a Wiimer tem sede no Porto e presença em Espanha, Chile, França, Itália, Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha. Nos últimos três anos, dado que 2020 foi o ramp-up (ou ano zero), vendeu 30 projetos de analítica avançada.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.