A WiseCrop, uma startup da cidade Invicta, criou uma ferramenta que visa aumentar a produtividade agrícola. Esse conjunto de ferramentas integradas de apoio ao agricultor, ajuda a aumentar a produtividade e a qualidade do produto e ainda ajuda a poupar recursos como a água, eletricidade e tempo.
Tiago Sá, um dos fundadores da startup, definiu a WiseCrop à Lusa como sendo “o canivete suíço da agricultura”, acrescentando ainda que o produto é “completo, prático e fácil de manusear. Este conjunto de ferramentas pode ser utilizado em diferentes tarefas, estão disponíveis para qualquer tipo de cultura, e incluem o apoio à rega, o acompanhamento da evolução da cultura, indicadores de risco de doenças e pragas, criação e ajuste de plano nutricional, gestão de mão-de-obra, entra outras funcionalidades.
A plataforma pode integrar sensores, como estações meteorológicas ou sondas de humidade do solo, bem como equipamentos já existentes na exploração agrícola a ser monitorizada. Serviços de imagem área recolhidas por drones, serviços agrometeorológicos e laboratórios de análises são outras das opções disponíveis no WiseCrop. Acresce ainda o facto de ser uma plataforma colaborativa, permitindo que diferentes entidades possam “trabalhar simultaneamente sobre a mesma informação”, como é o caso de técnicos, associações de produtores e prestadores de serviços.
A sede da empresa, cuja ideia surgiu ainda em contexto académico, conta com dez elementos das áreas de Engenharia Eletrotécnica, Informática e Agronómica e está situada no polo tecnológico do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com