[weglot_switcher]

World Talents estabelece parceria com o Instituto Politécnico da Guarda para impulsionar inovação

O objetivo desta colaboração é atrair investimento internacional e ampliar as oportunidades de pesquisa e inovação através do programa Global Talent Portugal.
30 Abril 2025, 18h29

A World Talents, plataforma que conecta empreendedores e empresas globais a universidades e ecossistemas de startups locais, anunciou uma nova parceria com o Instituto Politécnico da Guarda (IPG).

O objetivo desta colaboração é atrair investimento internacional e ampliar as oportunidades de pesquisa e inovação através do programa Global Talent Portugal.

O programa Global Talent Portugal atua como uma ponte entre empreendedores, investidores e os ecossistemas de startups e universidades em Portugal. Proporciona acesso a novas oportunidades de financiamento e recursos que fortalecem projetos de pesquisa e desenvolvimento, ao mesmo tempo que expande a rede de contactos internacionais das instituições de ensino.

Com esta iniciativa, a World Talents já atraiu cerca de 80 empreendedores e empresas para o país, resultando em um investimento total de aproximadamente 2,8 milhões de euros.

Bernardo Saraiva, co-fundador e diretor da World Talents, afirmou que a inovação e o crescimento do ecossistema de startups em Portugal dependem da atração de empreendedores internacionais, destacando que o programa de mentoria e apoio ao desenvolvimento de tecnologias pode contribuir significativamente para o Politécnico da Guarda.

Joaquim Brigas, presidente do IPG, ressaltou que a parceria representa um compromisso em promover novas oportunidades de investimento, que beneficiam professores e investigadores nas áreas de empreendedorismo e inovação tecnológica.

O Politécnico da Guarda posiciona-se como um centro de desenvolvimento regional, combinando inovação com os recursos e a cultura da região.

A instituição dispõe de onze Laboratórios de Investigação em áreas como Robótica, Sistemas de Informação, Química e Materiais, além do programa Polytechnic To Business (P2B), que inclui iniciativas como o Poliempreende, um concurso de ideias de negócio, e a Policasulos, uma incubadora de projetos empresariais.

A parceria com o IPG segue a recente expansão da World Talents na região norte, visando fortalecer a rede de inovação da universidade e da área.

De salientar que a World Talents já estabeleceu parcerias com várias instituições, incluindo a Universidade de Coimbra, a Universidade de Évora, a Universidade do Algarve, a Universidade de Setúbal, a Universidade da Beira Interior, entre outras.

A empresa oferece atualmente programas em Portugal, Canadá, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.