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Xbox: Microsoft prepara-se para lançar serviço de jogos na ‘nuvem’

Gigantes da tecnologia norte-americana estão a apostar num futuro de videojogos sem o aspeto físico de possuir uma consola. Futuro esse que as tecnológicas acreditam pertencer aos serviços de assinatura e ao software aberto a vários dispositivos. É o caso do Xbox Cloud Gaming.
1 – Microsoft
25 Agosto 2021, 16h39

A Microsoft apresentou esta semana o novo serviço ‘Xbox Cloud Gaming’, que permite aos jogadores transmitir videojogos ao invés de ter que instalá-los num dispositivo físico (serviços em cloud). A nova funcionalidade estará oficialmente disponível nas novas Xbox Series X e Series S, bem como nas versões mais antigas da Xbox One este fim de semana.

Gigantes da tecnologia norte-americana, como a Microsoft, Google e Amazon, estão a apostar num futuro de videojogos sem o aspeto físico de possuir uma consola. Futuro esse que as tecnológicas acreditam pertencer aos serviços de assinatura e ao software aberto a vários dispositivos, segundo a “CNBC”.

Embora a Microsoft ainda esteja a investir substancialmente em hardware para videojogos (consola Xbox), a empresa está a dar especial atenção ao ‘Xbox Game Pass’ – um serviço de assinatura que dá aos jogadores acesso a uma biblioteca de mais de 100 títulos por cerca 15 euros por mês.

Os jogos em nuvem são hospedados em servidores remotos e transmitidos aos utilizadores pela internet. O objetivo é atrair jogadores para o ecossistema da Microsoft através de uma variedade de dispositivos diferentes, eliminando as limitações inerentes ao atual modelo fornecido pelas consolas.

Atualmente, o Xbox Cloud Gaming está disponível apenas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e PCs. Agora, a Microsoft planeia trazê-lo para as consolas e, inclusive, também tem um plano para lançar jogos em nuvem nas TVs através de parcerias com as fabricantes e os seus próprios serviços de streaming dedicados.

A rival japonesa Sony também está a apostar em serviços de assinatura através do ‘PlayStation Plus’, que dá acesso ao modo multijogador online e jogos gratuitos selecionados todos os meses.

Os videojogos tiveram um boom em 2020, quando as pessoas foram forçadas a passar mais tempo em casa e ficaram com mais tempo para serviços de entretenimento doméstico durante os confinamentos provocados pela pandemia de Covid-19. A indústria dos videojogos de 180 mil milhões de dólares (153,1 mil milhões de euros), de acordo com os analistas de mercado da IDC.

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