[weglot_switcher]

XTB com lucros de 46,3 milhões de euros no primeiro trimestre a caírem 34%

A corretora fala num recorde de receitas operacionais e aumento da atividade dos investidores. As receitas consolidadas atingiram um nível recorde de 138,7 milhões de euros, um aumento de 7,8% em relação ao ano anterior.
XTB - O sonho da aterragem suave
XTB – O sonho da aterragem suave
30 Abril 2025, 16h43

A XTB publicou os resultados preliminares do primeiro trimestre de 2025, e revela que o lucro líquido foi de 46,3 milhões de euros, em comparação com 70,1 milhões de euros no ano passado, ou seja, registou uma queda de 34%.

“Em conformidade com as expectativas, os custos operacionais aumentaram para 75,5 milhões de euros”, explica a corretora.

A corretora fala num recorde de receitas operacionais e aumento da atividade dos investidores. As receitas consolidadas atingiram um nível recorde de 138,7 milhões de euros, um aumento de 7,8% em relação ao ano anterior.

“A XTB implementa com sucesso a sua estratégia de desenvolvimento, cuja prioridade é alargar a sua base de clientes e chegar a novos grupos de investidores. O número sistematicamente crescente de clientes ativos, combinado com o aumento da sua atividade de transação, traduziu-se num nível recorde de resultado operacional, que ascendeu a 138,7 milhões de euros (+7,8% em termos homólogos) no primeiro trimestre deste ano.

No trimestre, a XTB registou um crescimento significativo no número de investidores, adicionando mais de 194 mil novos, um aumento de 49,8% em relação ao ano anterior. No final de março de 2025, a XTB atingiu um total de 1,54 milhões de clientes.

“Os clientes ativos também atingiram um recorde de 735.300” o que traduz um aumento de 76,5% em relação aos 416.600 no final do 1o trimestre de 2024.

Omar Arnaout, CEO da XTB, diz, citado na nota, que “o primeiro trimestre de 2025 foi bem-sucedido para a XTB em termos de expansão da nossa base de clientes e fortalecimento da nossa marca global, alinhando-se bem com os principais objectivos da nossa estratégia de desenvolvimento”.

Analisando a receita do 1º trimestre de 2025 da XTB por classes de instrumentos, verifica-se que os CFDs (contract for differences) sobre índices foram os mais procurados, representando cerca de 52,3%.

No primeiro trimestre de 2025, os clientes da XTB investiram ativamente em ações e produtos negociados em bolsa (ETPs), incluindo fundos ETF. As transações destes instrumentos aumentaram 121,3% em relação ao ano anterior, atingindo 4,1 mil milhões de dólares, avança a corretora.

No final do primeiro trimestre de 2025, os ativos dos clientes XTB totalizavam 7,2 mil milhões de euros. Deste montante, cerca de 3,7 mil milhões de euros representam o valor nominal dos instrumentos detidos pelos clientes nas suas contas, incluindo ações e ETP. Cerca de 1,0
mil milhões de euros consistiam em fundos de clientes, enquanto aproximadamente 2,5 mil milhões correspondiam ao valor nominal de instrumentos de CFD.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.