Yellen e mais cinco. Esta será a equipa económica da administração Biden

Para a equipa de Yellen, Biden indicou ainda Wally Adeyemo como secretário-adjunto do Tesouro; Neera Tanden como diretor do gabinete de Gestão e Orçamento; Cecilia Rouse como presidente do Conselho de Consultores Económicos e Jared Bernstein e Heather Boushey como membros do Conselho de Consultores Económicos.

Reuters

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou hoje a composição da futura equipa económica da Casa Branca, incluindo o nome de Janet Yellen para secretária do Tesouro.

Para a equipa de Yellen, Biden indicou ainda Wally Adeyemo como secretário-adjunto do Tesouro; Neera Tanden como diretor do gabinete de Gestão e Orçamento; Cecilia Rouse como presidente do Conselho de Consultores Económicos e Jared Bernstein e Heather Boushey como membros do Conselho de Consultores Económicos.

“À medida que começamos a trabalhar para controlar o novo coronavírus, aqui está a equipa que fornecerá apoio económico imediato aos americanos durante esta crise económica e que nos ajudará a reconstruir a nossa economia, tornando-a mais forte do que nunca”, escreveu Joe Biden num comunicado, confirmando a nomeação de Janet Yellen, que será a primeira mulher a chefiar o Tesouro, se for confirmada para o cargo pelo Senado.

Nos últimos dias, os republicanos no Congresso têm dado sinais de que se deverão opor à confirmação de vários dos nomes indicados por Biden, sem contudo apresentar ainda as razões da sua rejeição.

Yellen vai herdar uma economia com níveis de desemprego muito elevados devido à crise económica provocada pela pandemia de covid-19, ameaças crescentes para as pequenas e médias empresas e sinais de que os consumidores estão a retrair-se, perante os indicadores económicos.

Ler mais

Relacionadas

“Boa notícia para os EUA e para a economia global”. Vice do BCE reage à nomeação da Secretária do Tesouro de Biden

A escolha desta economista, que dirigiu a Reserva Federal (Fed), banco central dos Estados Unidos, entre 2014 a 2018, é “uma boa notícia para as economias dos Estados Unidos e do mundo”, disse o vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, acrescentando que falava “a título pessoal” durante uma conferência telefónica para apresentar um relatório semestral do BCE.

De John Kerry a Janet Yellen. Administração Biden começa a ganhar forma

Sabe-se que Biden foi buscar vários nomes conhecidos à administração Obama, onde atuou como vice-presidente. Joe Biden promete fazer história com a sua administração, apostando no primeiro latino imigrante para a segurança do país e na primeira mulher para a inteligência.

Ex-presidente da Fed apontada para Secretária do Tesouro da administração Biden

Janet Yellen, que fez um mandato como responsável máxima da Reserva Federal, prepara-se para fazer história como a primeira mulher a ocupar o cargo de Secretária do Tesouro, um cargo com uma particular importância, tendo em conta os desafios colocados pela economia norte-americana, a recuperar da crise causada pela pandemia.
Recomendadas

Académicos minimizam papel da economia na decisão sobre fecho das escolas

“Eu preferia não dar ‘munições’ económicas para esse debate”, disse o professor da Universidade Católica de Lisboa João Borges de Assunção à Lusa, considerando que “o problema do encerramento das escolas é o problema na consequência da educação das crianças e dos jovens”.

Sindicatos da TAP foram avisados de que BE ia propor auditoria à gestão de Neeleman

A auditoria proposta pelo Bloco de Esquerda não será viabilizada no Parlamento. O projeto de resolução entregue pelo BE a recomendar ao Governo uma auditoria à gestão privada da TAP, não chegará a qualquer conclusão no sentido de saber quais são as efetivas responsabilidades do empresário David Neeleman na gestão da TAP e na situação financeira em que a companhia aérea se encontra.

Sines regista aumento de 13% na carga de contentores em 2020

2020 foi o “terceiro melhor resultado de sempre em termos de movimentação de contentores” em Sines, diz a administração portuária local, esclarecendo que “na carga contentorizada importa destacar o aumento do volume relacionado com o hinterland, que representa já mais de 442 mil TEU”.
Comentários