O Federal Reserve (Fed) pode subir a taxa de juros “relativamente em breve”, se os dados económicos continuarem a indicar a melhoria do mercado de trabalho e a subida da inflação, afirmou esta quinta-feira a presidente do banco central norte-americano, Janet Yellen, citada pela Reuters.
“A subida pode muito bem tornar-se apropriada relativamente em breve”, disse Yellen, nos primeiros comentários públicos desde que Donald Trump fopi eleito para a Presidência dos EUA.
Yellen, que fará o discurso a legisladores nesta quinta-feira, afirmou que a economia aparenta estar no caminho para crescer moderadamente, o que pode levar ao pleno emprego e elevar a inflação na direcção da meta do Fed de 2%.
Adiantou ainda, que a actual política monetária está a estimular a produção económica, mas que a economia ainda tem “um pouco mais a avançar”.
A Reuters diz ainda que, “Yellen sente que há apenas um pequeno risco de o Fed estar atrás da curva de inflação, justificando apenas um aumento gradual nas taxas de juro.”
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com