[weglot_switcher]

Yilport Iberia aumenta capacidade em Huelva com compra de três gruas

Diogo Vaz Marecos, diretor-geral da Yilport Iberia salientou que o terminal de Huelva tem vindo a aumentar o rendimento durante os últimos anos. “Estas novas gruas criam novas oportunidades e permitem o início de uma nova fase, pois com a aquisição destes equipamentos será possível otimizar os níveis de serviço das operações de contentores, aumentar a capacidade, e melhorar significativamente a atratividade do porto”, disse.
15 Julho 2021, 07h50

A Yilport Iberia, sociedade portuguesa que pertence ao grupo turco Yilport Holding, aumentou a capacidade do terminal  e melhou as operações portuária do porto de Huelva com a aquisição de três gruas STS, que foram entregues na semana passada, segundo a empresa.

Em comunicado, a Yilport explicou as três gruas STS (‘Ship-to-Shore Super Post Panamax’) vão permitir alargar o alcance para 20 filas ao operar com duplo elevador (capacidade máxima de elevação de 65 toneladas) além de pavimentar as fundações para acolher navios de porte superior.

Este investimento permitirá à Yilport receber navios com maior capacidade – de 10,000 TEUs – quando comparados com os navios que acedem atualmente ao terminal (3,000 TEUs), bem como passar a incluir o transbordo de carga, nos serviços disponibilizados.

“A chegada destas novas gruas faz parte de um plano de investimento que tem vindo a ser realizados no terminal deste relevante porto do sul de Espanha, com o objetivo posicionar o porto de Huelva como uma referência no setor, tanto no arco atlântico como mediterrânico da Península Ibérica, dada a sua posição geográfica e a sua conectividade intermodal”, sublinhou a empresa.

A Yilport Iberia, sedeada em Lisboa está presente também em Espanha, desde 2015, com nove portos (sete em Portugal, dois em Espanha), nomeadamente os terminais de Leixões, Lisboa Liscont, Lisboa Sotagus, Setúbal, Tersado, Figueira da Foz, Aveiro, Huelva e Ferrol.

Diogo Vaz Marecos, diretor-geral da Yilport Iberia salientou no comunicado que o terminal de Huelva tem vindo a aumentar gradualmente o seu rendimento durante os últimos anos.

“Todavia, estas novas gruas criam novas oportunidades e permitem o início de uma nova fase, pois com a aquisição destes equipamentos será possível otimizar os níveis de serviço das operações de contentores, aumentar a capacidade, e melhorar significativamente a atratividade do porto”, explicou.

O responsável acrescentou ainda que “o interesse de navios maiores pelo porto de Huelva poderá influenciar a criação de cerca de 50 postos de trabalho indiretos”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.