Assumiu a liderança da Zippy em 2023. Qual o balanço que faz deste processo até hoje?
Tem sido um desafio muito gratificante. A Zippy é a marca infantil com maior notoriedade em Portugal, conta com 55 lojas físicas espalhadas pelo país e está presente em 50 mercados internacionais com mais de 900 pontos de venda.
Estar à frente de uma marca com um caminho tão desafiante que tanto a caracteriza, foi uma oportunidade que não podia deixar de agarrar. Orgulho-me mesmo muito do que temos vindo a fazer desde aí. Desde o início, a minha prioridade foi garantir que a Zippy continuava a crescer de forma sustentável e alinhada com o seu propósito de acompanhar as famílias em todas as etapas do crescimento das crianças, não abdicando nunca de garantir que mantínhamos uma voz ativa na sociedade. Encontrei uma equipa muito experiente e competente que me tem ajudado a consegui-lo, superando todas as adversidades que encontramos pelo caminho.
Como avalia o desempenho da Zippy no ano que agora terminou, a nível de crescimento?
Em 2024, o mercado de retalho de moda em Portugal foi profundamente afetado por vários fatores socioeconómicos, como os ataques piratas aos transportes de mercadorias, as guerras (Ucrânia e Médio Oriente), taxas de juro elevadas,.… Estas condicionantes resultaram, por exemplo, em custos de transportes mais elevados, em atrasos relevantes, bem como em aumentos dos preços das matérias-primas…
Apesar desse contexto, conseguimos adaptar-nos e manter o crescimento da nossa marca, quer nacional, como internacionalmente. Prova disso, é que em 2024 abrimos 19 novas lojas no mercado internacional e mantivemos a nossa aposta contínua em remodelações de loja, de modo a garantir um parque de lojas cada vez mais atual para as exigências do mercado de moda.
Para além da nossa aposta no enriquecimento e melhoria das nossas lojas físicas, fizemos um desenvolvimento-chave à nossa loja online, que resultou numa melhor experiência digital dos nossos clientes.
A capacidade de resposta da nossa equipa e a aposta na experiência omnicanal permitiram-nos continuar a oferecer soluções relevantes e inovadoras aos nossos clientes, mantendo e reforçando a nossa proximidade com as famílias portuguesas.
Quais os resultados operacionais da marca em 2024?
Os resultados da Zippy em 2024 refletem um crescimento sustentado, impulsionado pela expansão internacional e pela consolidação da presença digital.
Fechámos o ano com vários marcos alcançados, dos quais só nos podemos orgulhar – reforço da nossa presença em novos mercados internacionais, com a abertura de 19 novas lojas; um desenvolvimento no digital notório, com a abertura da nossa nova loja online e a implementação de novos sistemas e plataformas, com o objetivo de otimizar tanto os nossos processos, como a nossa forma de comunicar com os clientes; crescimento do nosso papel na sociedade e nas várias etapas-chave da vida das crianças, com campanhas de marca muito relevantes, que continuam a cimentar o nosso propósito de ter um papel ativo no desenvolvimento infantil; e ainda fizemos progressos com um trabalho de todas as equipas para garantir que desde a confeção dos nossos produtos, à entrega dos mesmos aos nossos clientes, asseguramos um impacto ambiental cada vez mais reduzido.
Depois do programa Baby Zippy, em que iniciativas estratégicas apostou a marca em 2024? Qual o impacto das mesmas?
2024 cimentou o trabalho que a Zippy tem vindo a desenvolver nos últimos anos, no sentido de garantir uma voz ativa na sociedade.
Depois de termos desafiado e ajudado a Fundação do Gil a abrir a sua primeira clínica de saúde mental infantil – a Clínica do Gil –, que continuamos a apoiar, de termos ajudado mais de mil famílias a tentar alcançar o sonho de ter um bebé, através do apoio em tratamentos de fertilidade, com as bolsas Baby Zippy e de ter sensibilizado a sociedade para o potencial de todas as crianças, com a campanha Igualdade de Génio, trabalhamos no ano que passou mais um eixo de relevância para o desenvolvimento infantil – as emoções.
Em 2024, lançámos a campanha ‘Como te sentes?’, focada em ajudar as famílias a levarem o tema das emoções para o centro do diálogo. Criámos um board de especialistas em várias áreas do desenvolvimento infantil e, juntamente com eles, identificámos a necessidade de termos ferramentas que facilitem esta conversa entre crianças e adultos. Assim, desenvolvemos um conjunto de ferramentas facilitadoras para apoiar as famílias neste processo em momentos-chave do seu dia-a-dia – como por exemplo: um jogo de cartas desbloqueador do diálogo sobre as emoções entre adultos e crianças, as meias das emoções, com a representação de cada emoção, para que as crianças possam indicar aos pais como se sentem antes de sair de casa, uma bata para colorir, também com o propósito de desbloquear o diálogo antes da ida para a escola ou na própria escola e o Ziggy, um “cão” companheiro que ajudará as crianças a ficarem mais tranquilas antes de irem dormir.
O impacto destas ações tem sido muito positivo. Não só tem feito, efetivamente, a diferença nas famílias, como na nossa proximidade tanto com elas, como com o nosso propósito de desempenharmos um papel-chave no desenvolvimento infantil.
Sustentabilidade tem sido um tema-chave nos últimos anos. Que ações concretas realizou a Zippy para avançar nesta área?
A sustentabilidade é uma das nossas principais prioridades. Criámos grupos de trabalho transversais para desenvolver projetos alinhados com os cinco pilares de sustentabilidade da Zippy: Produto Responsável, Cadeia de Valor Responsável, Circularidade, Descarbonização e Pessoas.
Entre as iniciativas concretizadas, destacamos a revisão integral das embalagens, eliminando quase na totalidade o uso de plástico, a substituição das embalagens de e-commerce por plástico 100% reciclado e a certificação em eco-design para vários materiais.
Também reforçámos os critérios ESG junto dos fornecedores, com auditorias que, até ao final de 2024, avaliaram 93% dos fornecedores estratégicos. Para 2025, vamos lançar projetos-piloto como a recolha de produtos usados em loja e o passaporte digital, no âmbito do Be@t, projeto de bioeconomia para a indústria têxtil e vestuário.
Em termos de inovação, há algum projeto ou tecnologia que tenha sido um diferencial no portfólio ou nas operações da marca?
Lançámos um programa de transformação na área de B2C, que inclui vários projetos com o objetivo de implementar a estratégia de unified commerce da Zippy. Em outubro concluímos a implementação do novo site da Zippy, que apresenta agora um design mais moderno e intuitivo, e uma navegação mais fluída, que melhorou a experiência dos nossos clientes. O novo site constituiu um marco importante no nosso programa, tendo permitido ainda simplificar muito os processos e garantir um âmbito de jornadas e experiências para o cliente mais abrangentes. Na loja física lançamos ainda o ONeSTORe, uma nova solução de venda online em loja, e uma nova app para fazer a gestão do processo de levantamento de encomendas online. Em junho, já tínhamos implementado uma solução de CDP (Customer Data Platform) e email Marketing, que concilia informação sobre lojas físicas e online, e já está a permitir conhecer melhor os nossos clientes, apoiar na respetiva segmentação e na definição de comunicação e de campanhas, para oferecermos uma experiência mais ajustada a cada consumidor. Queremos evoluir no sentido de que cada cliente tenha uma experiência mais personalizada alinhada com o melhor conhecimento que temos sobre as suas preferências e necessidades. Concluímos ainda mais recentemente a implementação de uma solução para facilitar a integração com Marketplaces o que vai permitir mais facilmente o crescimento da Zippy nessa área.
Quais são os principais objetivos da Zippy para 2025? Há planos para novas geografias, canais ou categorias de produtos?
Para 2025, a expansão internacional será um dos grandes objetivos da marca. Temos prevista a entrada em várias geografias novas, como são exemplo Marrocos e Uzbequistão. Além disso, está prevista a expansão da rede de lojas em mercados onde já estamos presentes, nomeadamente Arábia Saudita, Grécia, Albânia, Angola e Mauritânia. Esta expansão internacional reflete-se ainda na contínua aposta em coleções-chave para mercados específicos, como é exemplo a nossa coleção destinada à altura do Ramadão, que cresce e enriquece a cada ano que passa.
Vamos também continuar a apostar no crescimento do canal digital e na diversificação da oferta dos nossos produtos, solidificando as nossas linhas mais reconhecidas pelos clientes – como a Brothers & Sisters e a You&Me. Dando continuidade à estratégia dos últimos anos, em que temos vindo a apresentar várias linhas de coleção, desenvolvidas em colaboração com artistas
portugueses, este ano manteremos as nossas caixas ilustradas e lançaremos ainda uma coleção You&Me também resultado de uma collab.
Paralelamente, continuaremos, juntamente com o nosso board de especialistas, a lançar novos produtos que sirvam como ferramentas para o desenvolvimento infantil, resultado do trabalho contínuo da nossa equipa de produto, que tem vindo a desenvolver soluções inovadoras para apoiar as famílias nesta jornada.
Há projetos comunitários, parcerias ou iniciativas sociais em vista para 2025?
Sim, reforçamos o nosso compromisso com a comunidade através de várias iniciativas. Continuamos a apoiar a Clínica do Gil, um projeto que nos é muito querido e que tem um impacto real na vida de muitas famílias, através das suas terapias diferenciadoras, como a terapia pelas artes, as terapias para as famílias e as terapias de bem-estar. Após a parceria inicial, mantivemos e manteremos a nossa proximidade à clínica, dando apoio mensal nas consultas de carácter social.
Mantemos também a nossa aposta no projeto das emoções, através de ações de sensibilização em escolas, que ajudam as crianças a expressar e a gerir as suas emoções; na parceria com especialistas que nos ajudam a encontrar formas e temas pertinentes para comunicar; e na contínua aposta nas nossas ferramentas facilitadoras, apostando no desenvolvimento de produtos relevantes para as famílias e com propósito. Os nossos monstros das emoções e o parceiro Ziggy continuarão a ser grandes aliados das famílias no dia-a-dia, desbloqueando diálogos e momentos de partilha muito relevantes!
Também dentro da nossa estrutura e lojas, continuaremos a promover iniciativas internas que reforcem a coesão e o bem-estar das equipas, levando o nosso propósito de contribuir para o desenvolvimento infantil para todo o lado – para o produto, para a comunicação, para as nossas pessoas e para a nossa cultura.
Em termos de resultados, o que traçou a Zippy para o presente ano?
Para 2025, definimos objetivos ambiciosos. Queremos continuar a crescer de forma sustentada, consolidar a nossa presença em mercados internacionais e reforçar o impacto positivo da marca, tanto a nível ambiental como social.
Focar-nos-emos em áreas determinantes para o crescimento que ambicionamos – a inovação digital, a área de cliente e a sustentabilidade. Este ano, queremos lançar a nova app da Zippy e preparar o lançamento de um programa de loyalty que irá reforçar a relação com os nossos clientes e oferecer benefícios exclusivos para as famílias que confiam na nossa marca.
No que às nossas coleções diz respeito, continuamos numa inquietude estética e alinhada com as tendências de moda, de forma a apresentarmos atualidade e promovermos um efeito “uau” em todas estações, sem nunca descurar do nosso cuidado com a praticidade, segurança e qualidade de cada uma das nossas peças. No desenvolvimento das nossas coleções, promovemos momentos de partilha e conhecimento com o advisor board de especialistas, uma vez que procuramos conseguir que todas as nossas coleções não só sejam apelativas, como focadas num propósito maior. Ambicionamos que todas as nossas peças, para além de vestirem os mais pequenos, consigam ir além desta mesma função – queremos que sejam capazes de ter um papel, por mais pequeno que seja, no caminho do desenvolvimento das crianças – “roupa” que lhes serve para toda a vida
Com isto, reforçaremos não só a nossa proximidade às famílias, como garantiremos que os nossos clientes se tornam cada vez mais conscientes da nossa forte aposta nas tendências de moda, do nosso papel cada vez mais ativo na sociedade e do nosso trabalho cada vez mais significativo para continuarmos a ser a marca infantil mais querida e reconhecida pelos portugueses e para trabalhar uma notoriedade cada vez mais crescente em todos os países onde estamos presentes.
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