[weglot_switcher]

Zona euro regista maior queda de sempre na confiança dos consumidores

Numa altura em que o mundo atravessa um momento complexo, tendo em conta os efeitos económicos gerados pela pandemia da Covid-19, o sentimento económico caiu nas cinco maiores economias da zona euro: Itália (-17,6 pontos) e Alemanha (-9,8), seguindo-se França (-4,9), Holanda (-4,0) e Espanha (-3,4).
30 Março 2020, 10h33

A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira, 30 de março, que o sentimento económico (indicador da confiança dos consumidores) teve o maior recuo mensal de sempre, em março, na zona euro (-8,9 pontos, para 94,5 pontos). Na União Europeia (UE) a queda do indicador foi de 8,2 pontos, para 94,8 pontos.

Numa altura em que o mundo atravessa um momento complexo, tendo em conta os efeitos socioeconómicos gerados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o sentimento económico caiu nas cinco maiores economias da zona euro: Itália (-17,6 pontos) e Alemanha (-9,8), seguindo-se França (-4,9), Holanda (-4,0) e Espanha (-3,4).

A Comissão Europeia mede a confiança dos consumidores desde 1985 e até agora o sentimento económico nunca tinha sido tão baixo, numa medição mensal. A confiança dos consumidores recuou em todos os setores de atividade e negócios da zona euro, sobretudo no retalho.

Os dados foram recolhidos entre os dias 26 de fevereiro e 23 de março, sendo que a maioria das respostas foram enviadas antes de vários países terem adotado medidas de restrição e de mitigação dos efeitos da pandemia da covid-19.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.