A plataforma Zoom quer reinventar-se e, para isso, vai deixar cair a palavra ‘Video’ do seu nome, passando a ser designada apenas como Zoom Communications. Isto porque porque, segundo o CEO, o objetivo é tornar o Zoom numa “plataforma de trabalho com IA [Inteligência Artificial] para ligações humanas”.
De acordo com Eric Yuan, o Zoom quer voltar a transformar o modelo de trabalho com “soluções modernas e híbridas”. A mudança acontece numa altura em que centenas de empresas estão a forçar o regresso ao trabalho presencial, deixando a plataforma de ser relevante para a sua função.
Importa lembrar que a empresa ascendeu ao pódio das plataformas mais utilizadas do mundo na pandemia, levando a que o Zoom Meetings fosse dos produtos mais conhecidos e um forte sinónimo de reuniões, uma vez que as empresas foram forçadas a aplicar o teletrabalho durante largos meses perante o risco de contágio de Covid-19.
A verdade é que tem sido deixado para trás, uma vez que plataformas como a Google, Slack e Microsoft já incorporaram a funcionalidade de vídeo nos pacotes empresariais, significando que não era necessário pagar pelos serviços de uma empresa que só agregasse vídeo ou chat, como veio a acontecer depois.
A receita anual do Zoom quadruplicou no fim de 2020, impulsionada pelas subscrições pandémicas, mas tudo mudou em 2022, com as empresas a apelarem ao regresso dos seus trabalhadores a um modelo mais presencial.
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