[weglot_switcher]

Angola arrisca deixar Portugal sem embaixador

O presidente angolano, João Lourenço, exonerou o embaixador da República de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, mas não vai indicar para já o novo diplomata porque está irritado coma justiça portuguesa.
28 Abril 2018, 09h41

Portugal poderá não ter para já um embaixador de Angola no país. O presidente angolano, João Lourenço, exonerou esta segunda-feira o embaixador da República de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, mas não irá indicar rapidamente o novo diplomata – apesar de já haver agreement para Carlos Alberto Fonseca ser o escolhido – porque está irritado com a justiça portuguesa, de acordo com o “Expresso”.

“Os sucessivos avisos feitos pelo presidente [de Angola] são para ser levados a sério (…). Para Angola não há caso e vamos agir sempre em defesa dos nossos interesses para encontrarmos uma saída airosa”, afirmou ao semanário uma fonte da Presidência angolana, segundo relata a edição deste sábado.

Contactado pelo correspondente do “Expresso” em Angola, um alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores explicou que o país africado não pode ser prejudicado devido a “caprichos” e, portanto, Lisboa “tem de assumir as suas responsabilidades”: “Temos todo o tempo do mundo e a relação com Portugal pode continuar a esperar”, sublinhou o mesmo porta-voz.

Já o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, optou por não comenta as decisões de representações diplomáticas de outros países.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.