A fauna e a flora mundial não estão a conseguir fazer face ao aquecimento global, pelo que, no espaço de 50 anos, pode ocorrer a terceira extinção animal em massa na História do planeta Terra.
Numa investigação publicada no “PLOS Biology”, o biólogo John Wiens descobriu que 47% de quase mil espécies sofreram extinções locais associadas às mudanças climáticas. O cientista examinou documentos académicos sobre 976 espécies diferentes de todo o mundo.
“Em praticamente metade das espécies examinadas já houve extinções locais”, afirmou, em declarações citadas pelo “The Independent”. Neste trabalho, John Wiens analisou 716 tipos diferentes de animais e 260 de plantas na Ásia, na Europa, na América do Norte e do Sul, entre outros locais. As conclusões mostraram que houve extinções locais entre 47,1% das espécies.
“O que se mostra é que as espécies não podem de forma tão rápida a conseguirem lidar com uma pequena mudança climática. É esta a grande complicação – mesmo uma pequena mudança na temperatura e eles não lhe conseguem fazer frente”, explica o autor da obra The ecology of bird communities.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com