[weglot_switcher]

BMI Research revê em baixa o crescimento da economia do Brasil de 0,8% para 0,5% este ano

A evolução na produção de petróleo é positiva, mas o elevado desemprego e a baixa produtividade levam a consultora BMI Research a corrigir a sua previsão de crescimento. “A economia do Brasil vai mostrar uma modesta recuperação este ano, saindo da recessão que começou no segundo trimestre de 2014”, sublinham os analistas.
12.
26 Agosto 2017, 10h08

A consultora BMI Research baixou a previsão de crescimento da economia do Brasil de 0,8% para 0,5% este ano, devido ao elevado desemprego e à escassa produtividade, considerando no entanto que a evolução na produção de petróleo é positiva. “A economia do Brasil vai mostrar uma modesta recuperação este ano, saindo da recessão que começou no segundo trimestre de 2014”, sublinham os analistas no relatório sobre a evolução do setor do petróleo e gás no terceiro trimestre deste ano, segundo informa a Agência Lusa.

Nesse documento a BMI Research indica que “o investimento vai alimentar a recuperação, com a melhoria do sentimento dos empresários a mostrar a desaceleração da inflação e políticas mais ‘amigas’ do investidor”, mas salienta que “a recuperação económica vai ser limitada pela folga substancial na economia, incluindo falta de produtividade e um desemprego ainda elevado.”

Para o próximo ano, a BMI Research prevê uma aceleração da economia brasileira em 1,9%, crescendo sensivelmente o mesmo até 2024, ano em que crescerá um pouco mais, em 2,1%, mas decrescendo para 1,5% em 2025 e 1,8% em 2026. A produção de petróleo no país, que ronda os três milhões de barris por dia, tem potencial para aumentar nos próximos anos, ainda que “limitada pelo declínio nos fundos de investimento da Petrobras, os contínuos ventos contrários que decorrem do escândalo de corrupção e o ambiente legislativo desafiante.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.