A ANTRAM – Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias lançou esta segunda-feira, dia 28 de maio, um ultimato ao Governo, para resolver a situação do aumento constante que sze tem verificado no preço dos combustíveis.
Após uma reunião, que teve lugar hoje, com o secretário de Estado das Infraestruturas (SEI), Guilherme W. d’ Oliveira Martins, a direcção da ANTRAM propôs o alargamento do gasóleo profissional, a majoração com custos de combustíveis e benefícios fiscais para os camionistas.
“A ANTRAM aguarda, no prazo de quatro dias, ‘feedback‘ do SEI relativamente à proposta apresentada. Findo esse período, e caso não obtenha qualquer resposta, a associação estará totalmente solidária com as ações que as empresas de transporte decidirem definir”, assume a associação presidida por Gustavo Paulo Duarte.
A paralisação dos associados da ANTRAM ou mesmo a greve podem ser cenários em cima da mesa se o governo não aceitar as propostas da ANTRAM até ao final desta semana.
Recorde-se que hoje já está a ocorrer, desde as oito horas da manhã uma paralisação, em todo o país, dos camionistas associados da ANTP – Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas.
“Na reunião, que decorreu esta manhã, 28 de maio, a associação apresentou um conjunto de soluções que têm como objetivo inverter a situação atual, medidas essas que permitirão alcançar, consequentemente, a sustentabilidade e viabilidade do setor. Entre as propostas apresentadas, destaque-se, por exemplo, o alargamento do regime do gasóleo profissional por mais dois anos, o alargamento relativo ao número de litros (passando do benefício dos 30 mil para os 50 mil litros) e, ainda, o alargamento da tipologia dos veículos (passando a abranger veículos a partir das 7,5 toneladas)”, revela um comunicado da ANTRAM.
Esse documento acrescenta: “a majoração com os custos de combustíveis, para efeitos de IRC, que deverá passar para os 130%, e a majoração com os custos das portagens são outras das soluções propostas”.
“No encontro, a ANTRAM solicitou, ainda, que o setor passe a ser abrangido pelo Regime Fiscal de Apoio ao Investimento (RFAI), já a partir de 2019, e que possa ser concedido, também e ainda em 2018, um Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento (CFEI). Por fim, saliente-se a proposta relacionada com o benefício fiscal, centrada na isenção de mais-valias em sede de IRC, quando reinvestidas na aquisição de veículos de mercadorias”, revela o referido comunicado.
A ANTRAM, é uma associação patronal, constituída em junho de 1975, que diz representar neste momento cerca de duas mil empresas nacionais de transporte profissional de mercadorias.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com