O Governo espanhol acredita que não será esta quinta-feira que Carles Puidgemont esclarecerá a posição da Generalitat quanto à questão da independência da Catalunha. Assim, o El Economista espera que a 24 de outubro seja pedida permissão ao Senado para aplicar o Artigo 155 da Constituição – o que acontecerá pela primeira vez na história da democracia espanhola.
O mesmo órgão de comunicação social cita fontes conhecedoras das negociações que vêm sendo mantidas entre PP e PSOE por causa desta matéria para afirmar que o palácio da Moncloa deverá optar por uma aplicação “suave” do Artigo 155.
A aplicação do Artigo 155 retirará ao governo catalão as suas competências económicas, bem como impedirá Puidgemont de controlar a polícia local, os “Mossos d’Esquadra”, ainda que o próprio presidente da Generalitat se deva manter no cargo, o mesmo acontecendo com a presidente do Parlament.
Segundo as mesmas fontes, serão 15 as medidas a adotar para refrear o ímpeto secessionista catalão, mas, numa primeira fase, só deverão ser implementadas estas duas, para não aquecer os ânimos ou dar impressão de que estão a ser violados os direitos dos cidadãos.
Na verdade, pouco mudará, uma vez que a Generalitat já não tem o controlo efetivo das suas finanças desde o passado dia 15 de setembro, quando a Comissão Delegada dos Assuntos Económicos autorizou que Cristóbal Montoro, ministro do Tesouro, assumisse o controlo dos recursos catalães para impedir que fossem gastos no financiamento do referendo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com