[weglot_switcher]

CGD divulga prejuízo recorde

Imparidades rondam os 2,6 mil milhões de euros, penalizando os resultados do banco do Estado, que teve o prejuízo mais alto de sempre.
10 Março 2017, 07h25

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) divulga hoje os seus resultados de 2016, numa conferência de imprensa prevista para o final da tarde. Ao que o Jornal Económico apurou, as imparidades para crédito malparado deverão andar próximas dos 2,6 mil milhões de euros, ficando assim abaixo das estimativas mais pessimistas, que apontavam para um valor acima dos três mil milhões.

Os resultados da Caixa deverão ser fortemente penalizados pelo referido registo de imparidades. Será o sexto exercício consecutivo em que a Caixa regista prejuízos.
O banco público, que é agora liderado por Paulo Macedo,  vai também fazer um “ponto de situação” do plano de capitalização no valor de 5,1 mil milhões de euros. Uma parte deste montante (1,4 mil milhões) foi assegurado através da conversão dos ‘coco bonds’ subscritos pelo Estado e da consolidação da holding Parcaixa.

O restante será obtido através de uma emissão de dívida subordinada de mil milhões de euros, que tal como o Jornal Económico avançou há três semanas, aguarda a autorização de Bruxelas para arrancar.
Esta emissão de dívida perpétua foi descrita como uma “missão nacional pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que se comprometeu a participar no ‘roadshow’ que o banco vai realizar junto dos investidores institucionais. Os outros 2,7 mil milhões serão obtidos por via de um aumento de capital em dinheiro.

O plano de recapitalização da Caixa, acordado com a Comissão Europeia, prevê igualmente alterações na estrutura do banco do Estado. Um dos cenários em estudo, tal como o Jornal Económico noticiou na semana passada, é a integração do Caixa Banco de Investimento (BI) na casa-mãe.

O registo de imparidades penalizou também os resultados deoutro grande banco, o BCP, que viu o lucro descer 90% para 23,9 milhões de euros. Já o BPI teve uma subida de 32,5% para 312,2 milhões de euros, enquanto o Santander Totta lucrou 395,5 milhões de euros em 2016, mais 35,8% que no ano anterior. Falta ainda conhecer os resultados do Novo Banco, cuja venda está a ser ultimada.

Questionada, fonte oficial da Caixa Geral de Depósitos não quis fazer comentários sobre os resultados que serão hoje apresentados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.