Os consumidores que fizeram queixa à Deco pouparam mais de um milhão de euros com a ação da associação de edefesa do consumidor, que garante uma taxa de sucesso de 80% nas reclamações feitas, noticia o jornal “Público”.
A Deco recebeu 405 mil queixas ou pedidos de informação no ano passado, menos 55 mil do que em 2016.
A queda no número de queixas registou-se em quase todos os setores, à exceção dos transportes, em que se verificou quase uma duplicação das reclamações. Em 2017, foram quase três mil os portugueses que apresentaram queixa contra o serviço prestado pelos transportes públicos coletivos. Os motivos variam entre “os atrasos, cancelamentos, supressão e alteração dos percursos e horários dos transportes em todo o país”, refere a associação.
Para este aumento contribuiu o cancelamento de voos da companhia aérea Ryanair, em que a Deco ajudou os consumidores a receber 35 mil euros como indemnização. Ainda assim, as telecomunicações continuam a liderar as queixas, o que já se verifica desde há 11 anos consecutivos. Em 2017, foram apresentadas 42.339 queixas relativas ao “aumento ilegal dos preços e à oferta de serviços não solicitados”.
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