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Consumidores pouparam mais de um milhão de euros com queixas à Deco

A queda no número de queixas registou-se em quase todos os setores, à exceção dos transportes, em que se verificou quase uma duplicação das reclamações. Em 2017, foram quase três mil de queixas neste setor.
23 Janeiro 2018, 08h59

Os consumidores que fizeram queixa à Deco pouparam mais de um milhão de euros com a ação da associação de edefesa do consumidor, que garante uma taxa de sucesso de 80% nas reclamações feitas, noticia o jornal “Público”.

A Deco recebeu 405 mil queixas ou pedidos de informação no ano passado, menos 55 mil do que em 2016.

A queda no número de queixas registou-se em quase todos os setores, à exceção dos transportes, em que se verificou quase uma duplicação das reclamações. Em 2017, foram quase três mil os portugueses que apresentaram queixa contra o serviço prestado pelos transportes públicos coletivos. Os motivos variam entre “os atrasos, cancelamentos, supressão e alteração dos percursos e horários dos transportes em todo o país”, refere a associação.

Para este aumento contribuiu o cancelamento de voos da companhia aérea Ryanair, em que a Deco ajudou os consumidores a receber 35 mil euros como indemnização. Ainda assim, as telecomunicações continuam a liderar as queixas, o que já se verifica desde há 11 anos consecutivos. Em 2017, foram apresentadas 42.339 queixas relativas ao “aumento ilegal dos preços e à oferta de serviços não solicitados”.

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