[weglot_switcher]

Deputados opõem-se a ‘reality show’ na Assembleia da República

Vários deputados entendem que a iniciativa de fazer um documentário sobre o dia a dia dos deputados e funcionários do Parlamento pode pôr em causa a dignidade da instituição democrática.
27 Novembro 2017, 12h04

A iniciativa da produtora Monomito de fazer um documentário sobre o dia a dia dos deputados e funcionários do Parlamento está a gerar uma onda de críticas entre os membros da Assembleia da República. Vários deputados entendem que a iniciativa se trata de uma espécie de reality show e que pode pôr em causa a dignidade da instituição democrática.

Segundo avança o jornal ‘Correio da Manhã’, o projeto da Monomito está a gerar burburinho nos corredores do Parlamento.  “É um reality show?” “O que pretendem gravar e filmar?”, questionam dois parlamentares, sob anonimato, ao jornal.

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, explica que o projeto lhe foi apresentado em outubro de 2015, com o objetivo de “dar a conhecer a atividade dos deputados e dos funcionários através da preparação e criação de leis e dos trabalhos que auxiliam a sua atividade”.

Eduardo Ferro Rodrigues terá aberto a porta à ideia: “Se a política da Assembleia da República vai no sentido de abrir o Parlamento ao exterior, é difícil rejeitar este tipo de iniciativas da sociedade civil”, considera. No entanto, se o número dois do Estado encarou a proposta de bom agrado, o mesmo não se pode dizer dos parlamentares.

O ‘CM’ indica que as dúvidas começaram a 27 de julho, quando o CDS colocou uma série de questões ao presidente do Parlamento, alegando que são necessárias garantias de que o guião final do documentário não vai pôr em causa “a dignidade da casa da Democracia”. Também os sociais-democratas levantaram questões, tendo em conta que a iniciativa “implica passar mais de um ano a ‘seguir’ o dia a dia da instituição, gravando cenas do quotidiano da vida dos deputados e dos funcionários parlamentares no exercício das suas funções”.

A decisão final sobre esta matéria será tomada esta semana, na conferência de líderes, agendada para quarta-feira, dia 29.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.