Os valores são do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e revelam uma descida mensal de 1,5% de desempregados em setembro. É o maior decréscimo registado neste mês do ano desde 1989. O recuo homólogo de 8,8% em setembro representa uma diminuição de 47.606 desempregados. Em relação ao mês anterior, contabilizaram-se menos 7.656.
Em comparação com o mês homólogo de 2015, registou-se uma quebra no total de inscritos no centro de emprego nos dois sexos, sendo a diminuição do número de homens inscritos mais significativa. No que diz respeito aos grupos etários, tantos os jovens (menos de 25 anos) como os adultos registaram um decréscimo homólogo relativamente ao número de inscritos no centro de emprego. O número de desempregados inscritos há menos de um ano diminuiu 7,9% face ao mês homólogo de 2015. Quanto ao total de desempregados de longa duração (inscritos há um ano ou mais), observou-se uma diminuição de 9,8%.
Continuando a referência aos decréscimos registados, quer o número dos desempregados que procuravam um novo emprego, quer o número de pessoas que procuravam o primeiro emprego diminuíram 8,8% e 9,2%, respetivamente.
“A descida anual do desemprego fez-se sentir em todos os níveis de instrução. O decréscimo percentual mais elevado verificou-se no primeiro ciclo do ensino básico com -12,8% face ao mês homólogo de 2015”, confirmou o IEFP.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com