[weglot_switcher]

Dívida pública desce para 247,3 mil milhões de euros em maio

Diminuição do valor de empréstimos foi parcialmente compensada por emissões líquidas de títulos, levando a uma queda da dívida de 200 milhões de euros.
3 Julho 2017, 11h38

Portugal tinha uma dívida pública de 247,3 mil milhões de euros em maio, menos 200 milhões de euros que no mês anterior, segundo o boletim estatístico divulgado esta segunda-feiro pelo Banco de Portugal (BdP).

“Esta variação reflete uma diminuição de empréstimos de 0,7 mil milhões de euros parcialmente compensada por emissões líquidas de títulos de 0,5 mil milhões de euros”, explica o BdP em comunicado.

Os ativos em depósitos da administração central reduziram-se em 600 milhões de euros, levando a um aumento da dívida pública líquida de depósitos da administração central para 228,1 mil milhões de euros, mais 400 milhões de euros que no mês anterior.

De acordo com dados do ministério das Finanças, o Tesouro tem neste momento garantidas cerca de 40% das necessidades de financiamento do país em 2018.

O ministério liderado por Mário Centeno reembolsou na sexta-feira mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) referente a um empréstimo com maturidade entre junho e outubro de 2019. Até agosto, as Finanças planeiam fazer ainda outro pagamento antecipado de mais 2.600 milhões de euros, que venciam até abril de 2020.

O plano de reembolsos antecipados é, segundo o Governo, decisivo para a melhoria da sustentabilidade da dívida, reduzindo o custo, permitindo uma gestão de pagamentos mais equilibrada e o aumento da maturidade média.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.