[weglot_switcher]

Dois pesos, duas medidas? May abre ‘porta de saída’ à Irlanda do Norte

Enquanto nega a pretensão dos escoceses em deixar o Reino Unido, May abre a porta à saída da Irlanda do Norte via reunificação com a República da Irlanda.
Dylan Martinez/REUTERS
28 Março 2017, 19h07

O Governo britânico liderado por Theresa May admite que a Irlanda do Norte poderá juntar-se à União Europeia após o Brexit se o país aprovar o referendo referente à reunificação com a República da Irlanda. Assim, abre-se uma nova frente separatista para Londres.

No momento em que a Escócia parece determinada em levar adiante o referendo que poderá conduzir à sua independência do Reino Unido, o Governo de May admitiu que as pretensões separatistas por parte da Irlanda do Norte com a reunificação da Irlanda podem concretizar-se.

O ministro do Brexit, David Davis, terá escrito ao parlamentar de Ulster e líder socialista, Mark Duncan, a indicar que “se a maioria dos cidadãos da Irlanda do Note está a favor da Reunificação com a República da Irlanda, o Governo do Reino Unido tem o compromisso de permitir que ocorra”, numa carta divulgada pelo The Times

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.